A escola técnica do Patronato Agrícola já tem o primeiro curso definido e o começo das aulas está previsto para o segundo semestre deste ano. O biodiesel será a plataforma basilar para a imple-mentação da educação tecnológica no município e para isso conta com o apoio e incentivo da Gran-diesel. Assim, ao mesmo tempo em que o combustível ecológico começa a ser produzido no município, forma-se um espaço para a especialização de mão-de-obra para atuar no novo mercado.
Na última quarta-feira, o secretário da Agricultura e presidente da comissão, Antônio Wilson Corrêa, e o secretário da Educação, Marcos Flores, estiveram no Centro Federal de Educação Tecno-lógica (Cefet), de São Vicente do Sul, e apresentaram a prioridade elenca-da. A partir disso, foi acertada a vinda de uma equipe técnica do Cefet - São Vicente a Cachoeira, no dia dois de abril, para estruturar a grade curricu-lar do curso.
DEFINIÇÕES - Antônio Wilson disse que além do currículo serão definidas a dotação orçamentária a ser aplicada pelo município e a estrutura física necessária para o início das atividades letivas.
PARCERIA - Para a implementação do curso foi oferecida toda a estrutura do Patronato Agrícola de Três Vendas e o laboratório de química da empresa Grandiesel.
CURSO - O curso tem duração de um ano e meio e a Prefeitura contratará os professores que ministrarão as primeiras disciplinas. Ainda não há data definida para a abertura das inscrições, que serão anunciadas somente após o encontro do próximo mês.
Wilson projeta uma turma de até 40 alunos, com isso, o processo seletivo só será efetivado se as inscrições ultrapassarem o número de vagas. "Tudo está correndo dentro dos prazos estipulados e a estrutura para o início das aulas no segundo semestre está encaminhada. Além disso, até o final de abril estaremos enviando ao Ministério da Educação o projeto para implantação de um Cefet no município, pois Cachoeira tem potencialidade para desenvolver não apenas um centro, mas um pólo tecnoló-gico", enfatizou o secretário. FONTE: O Correio ? RS