Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CPLP discute estratégias para a Década da Agricultura Familiar
WhatsApp

06 de Fevereiro de 2018


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais



O futuro da agricultura familiar está sendo discutido pelos países que falam a Língua Portuguesa. A Reunião de Alto Nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi iniciada nesta terça-feira(06), em Lisboa, Portugal, e reúne os ministros da Agricultura e de outras pastas dos nove países-membros e tem como tema central a Agricultura Familiar.

Na pauta estão os debates de estratégias de fortalecimento da agricultura familiar, sobre a possibilidade real de aplicação das diretrizes para o setor aprovadas no ano passado no âmbito da CPLP, a criação de Conselho de Segurança Alimentar em todos os países-membros, discutir marcos regulatórios para a agricultura familiar, bem como o enquadramento e o cadastramento da agricultura familiar.

A CPLP é um espaço que reúne representação dos governos, do setor privado, das universidades e da sociedade civil através do Mecanismo da Sociedade Civil (MSC). Dentro do Mecanismo da Sociedade Civil também existe a Plataforma Camponesa, composta pelas organizações da agricultura familiar dos nove países-membros da CPLP.

A CONTAG está sendo representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também representa a COPROFAM nesta agenda. Pela sociedade civil brasileira, participam apenas o dirigente da CONTAG e a representante do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar, Maria Emília Pacheco, que já foi presidenta do Consea do Brasil. Já a participação do governo brasileiro é bastante significativa, com representantes do MDS e da SEAD, por exemplo.

Segundo Alberto Broch, essa reunião da CPLP ganhou grandes proporções a partir da aprovação em dezembro de 2017 da Década da Agricultura Familiar. Para aprofundar essa discussão junto ao CPLP, esteve presente na reunião da sociedade civil nesta segunda (05) e na abertura da reunião oficial hoje (06) o diretor-geral da FAO, José Graziano. O representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) também esteve nos dois momentos. Broch também destaca a presença das maiores redes mundiais de representação da agricultura familiar: a COPROFAM da América do Sul, o ROPPA da África do Oeste, o PROPAC da África Central, a AFA da Ásia e o Fórum Rural Mundial que coordena a campanha da Década da Agricultura Familiar no âmbito da sociedade civil. Como a Costa Rica liderou na ONU os países para a discussão da Década da Agricultura Familiar, a reunião também contou com um painel com o embaixador deste país, Marco Vinicio Vargas Pereira.

“Esta reunião de Alto Nível da CPLP tomou uma dimensão muito grande e muito importante. Fizemos várias intervenções e uma apresentação da CONTAG e da COPROFAM sobre as políticas de desenvolvimento que nós defendemos. E o resultado dessa reunião de Alto Nível será amanhã, quando será aprovada da Declaração de Lisboa – que é declaração da agricultura familiar dos países da CPLP. Sem dúvida alguma a CONTAG está presente com muita força, debatendo o futuro da agricultura familiar, a necessidade de políticas públicas, a necessidade de comprometer o mundo se quisermos acabar, de fato, com a fome e a miséria no mundo”, avalia Alberto Broch.

Os participantes da Reunião de Alto Nível aprovaram aCarta de Lisboa Pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar. Clique AQUI para ler o documento.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico