Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CPI DAS ONGS PATINA E NÃO INVES
CPI das ONGs patina e não investiga Finatec
WhatsApp

27 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
cpi das ongs patina e não inves

Da equipe do Correio

Integrantes da base governista na CPI das ONGs discordam da linha de investigação que tem como alvo a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à Universidade de Brasília (UnB). Mergulhada em denúncias de irregularidades, a entidade entrou no foco dos partidos de oposição no Senado, mas os aliados do Palácio do Planalto querem evitar a apuração, diante dos desdobramentos que podem enrolar prefeituras administradas pelo PT.

A CPI agendou para hoje reunião com o objetivo de votar requerimentos de acesso a dados bancários nos últimos oito anos e de convocação de pessoas ligadas à entidade, incluindo o reitor da UnB, Timothy Mulholland. Até ontem à noite, governistas e oposição não haviam chegado a um acordo sobre a estratégia que será adotada pela comissão. Há requerimentos que propõem a devassa financeira em 10 fundações, entre elas a Finatec e Fundação Universitária de Brasília (Fubra).

Para o petista Sibá Machado (AC), os pedidos apresentados pelo DEM e pelo PSDB são "requerimentos malucos". "Apenas criam confusão", afirmou o senador do Acre, opositor da idéia de se investigar as fundações. "Na falta de algo mais consistente, querem atirar para todos os lados sob o risco de atingir que não deve nada", acrescentou. Sibá acha que a CPI deve continuar a ouvir representantes do setor e, somente depois, realizar cruzamentos com informações das prestação de contas repassadas por órgãos fiscalizadores, como a Controladoria-Geral da União (CGU).

O governista Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da CPI, é mais sutil ao argumentar que a linha de investigação das fundações encampada pela oposição não se encaixa na proposta de trabalho da comissão. "(Investigar as fundações) não é totalmente fora de propósito, mas no início discutimos essa possibilidade e entendemos que o assunto ficaria de fora", explicou.

Carona

A CPI fez a última reunião em novembro e, desde então, tem patinado ao tentar avançar nas investigações por falta de consenso sobre as entidades que devem ser alvo da investigação diante da proximidade com políticos. Numa tentativa de tentar tirá-la do marasmo, o presidente da comissão, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), decidiu apostar nas fundações ligadas a universidades federais, pegando carona nas suspeitas de irregularidade que pesam contra Finatec.

No caso da Finatec, que pagou R$ 389 mil por mobília de luxo para o apartamento funcional do reitor Timothy Mulholland, pesa agora a suspeita de que ela tenha sido usada como entidade de fachada por empresas de consultoria para fechar contratos com órgãos públicos sem licitação. A irregularidade foi assunto de reportagem publicada na última edição da revista Época e envolveria mais de R$ 23 milhões de recursos públicos de prefeituras administradas pelo PT, incluindo a gestão da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, atualmente no Ministério do Turismo.

"Por que não investigar as fundações? Não houve acordo para deixá-las de fora", questionou Heráclito Fortes (DEM-PI). Disponível na CPI, o plano de trabalho da comissão não traz qualquer informação sobre excluir as fundações. O documento diz apenas que não serão abrangidos pela CPI "o repasse de recursos estaduais, do Distrito Federal ou de municípios para ONGs; e o funcionamento e a aplicação dos recursos dos fundos orçamentários (Fundo Nacional de Saúde, por exemplo), exceto no que se refere à destinação a entidades privadas sem fins lucrativos". FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico