21/01/2008
O índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo (IqPR) pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado - perdeu fôlego na segunda quadrissemana de janeiro, mas voltou a apresentar variação positiva. Conforme levantamento divulgado na sexta-feira, a alta foi de 1,66% - menor que o salto de 2,84% da primeira quadrissemana do mês -, determinado pelo comportamento das cotações no grupo de produtos vegetais.
Neste grupo, que em média subiu 2,64%, os maiores ganhos foram para tomate para mesa (86,72%) e banana nanica (21,64%). Segundo o IEA, a disparada do tomate refletiu uma momentânea escassez do produto devido à aceleração da colheita no fim do ano passado. A alta da banana, por sua vez, ainda reflete a baixa disponibilidade da fruta. Entre os produtos de origem animal - que em média caíram 0,76% -, os destaques foram a baixa do leite C (7,17%) e a alta da carne suína (7,29%).
Já o índice da RC Consultores que mede as oscilações dos preços de uma cesta de 17 produtos no atacado paulista fechou o intervalo entre 11 e 17 de janeiro com variação negativa de 0,4% sobre o período imediatamente anterior. Ao contrário do que aconteceu no campo, no atacado o tomate registrou a maior queda no período (15,1%), segundo a consultoria.
Mais em www.iea.sp.gov.br FONTE: Valor Econômico ? SP