O projeto para a criação de uma secretaria adjunta de gênero e políticas para as mulheres e a realização da cúpula social do Mercosul foram alguns dos temas discutidos durante a reunião privada da Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), realizada no domingo (23), no Rio de Janeiro.
O encontro faz parte da programação da X REAF, que tem a presença de representantes da Contag e mais 300 participantes de vários países. "Apesar do evento ainda estar no início, conseguimos avançar em muitos pontos na mesa de discussão da Coprofam e tratamos de temas fundamentais para o desenvolvimento da nossa atividade pelos países do Mercosul", afirma o vice-presidente e secretário de relações internacionais da Contag, Alberto Broch.
O dirigente afirma que outro assunto de relevância foi a discussão do fortalecimento do site institucional da Coprofam. "Precisamos utilizar todas as ferramentas para mostrar nosso trabalho e integrar as propostas e reivindicações. Por isso, a colaboração dos países-membros da entidade nessa empreitada foi um de nossos assuntos principais", justifica.
A X REAF é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e discute demandas da agricultura familiar do bloco do Mercosul. A programação do evento vai até o dia 27 de novembro e inclui seminários, cursos para a juventude e grupos temáticos. FONTE: Danielle Santos, enviada especial