A CONTAG sedia, nesta sexta-feira (30), a primeira reunião de 2015 da COPROFAM, entidade a qual é filiada e compõe a sua Direção. Além de informes gerais, a programação conta com debates sobre o Projeto Oxfam União Europeia, sobre a Aliança Continental, a situação jurídica da COPROFAM, a filiação de novas organizações à entidade, a agenda e atividades para esse ano e, por fim, um balanço do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI) e a incidência para o Ano Internacional dos Solos 2015.
A reunião conta com a presença da maioria da Diretoria: secretário geral – Fernando Lopes (Comissão Nacional de Fomento Rural/ CNFR, Uruguai); secretária de Finanças – Yanela Belsterli (Associação de Mulheres Rurais/ AMRU, Uruguai);secretário de Formação – Willian Clementino (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/ CONTAG, Brasil); coordenadora de Juventude – Mazé Morais (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/ CONTAG, Brasil); coordenação de Mulheres – Marisa Boschetti (Federação Agrária Argentina/ FAA, Argentina); coordenação de Indígenas – Manoel Llao (Movimento de Unidade Camponesa do Chile/ MUCECH, Chile).
O presidente da CONTAG, Alberto Broch e a assessoria de Relações Internacionais e de Jovens da Confederação também acompanham a reunião.
Alberto Broch iniciou a reunião expressando a alegria da CONTAG de estar sediando esta reunião. “A COPROFAM é muito importante para a CONTAG, para o desenvolvimento, para os trabalhadores(as) rurais e, em especial, para as mulheres e para a juventude. Necessitamos nos articularmos mais para enfrentarmos os problemas com o acesso à terra, com o capitalismo, com o agronegócio. Além disso, precisamos fortalecer as nossas organizações”. Broch aproveitou para citar que 2015 será um ano de muita luta para a CONTAG com a realização de grandes ações de massa, como o 3º Festival da Juventude Rural, o 21º Grito da Terra Brasil e a 5ª Marcha das Margaridas.
Willian destacou sua expectativa para esse ano, que espera que seja melhor de luta e trabalho para todos e todas. “Nossa casa estará sempre aberta para a COPROFAM e as entidades parceiras. Vamos trabalhar muito nesta reunião para garantir mais avanços para os nossos trabalhadores e trabalhadoras da região”. Já Mazé desejou a todos uma boa reunião e que a COPROFAM saia mais fortalecida para avançar nas suas bandeiras de luta.
Neste momento, a Direção da COPROFAM discute o Projeto Oxfam União Europeia, que tem como objetivo geral contribuir na geração de políticas nacionais e regionais sobre terra e investimento público para a adaptação da agricultura às mudanças climáticas, que favoreça a soberania e segurança alimentar dos agricultores(as) familiares, especialmente das mulheres. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi