Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
COPROFAM elege nova diretoria
WhatsApp

27 de Março de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) elegeu sua nova diretoria para a gestão de quatro anos durante a IX Assembleia Geral da entidade, com a participação de delegados(as) das suas entidades filiadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. A COPROFAM será comandada no próximo período por Fernando Lopes, da Comissão Nacional de Fomento Rural, do Uruguai, eleito secretário geral. A CONTAG permanece na diretoria da entidade, tendo como representantes Willian Clementino na Secretaria de Formação e Mazé Morais na Coordenação de Juventude.

O primeiro ponto de pauta da assembleia foi o balanço de todos os debates e reflexões do Diálogo Regional de Planejamento e Mobilização para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI-2014), realizado nos dois dias que antecederam a esta agenda. Este foi um momento de reafirmação da importância da COPROFAM e das iniciativas das organizações latinas nas proposições da sociedade civil para os governos, na aplicação da metodologia junto à Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) e nos outros espaços de integração. Nesta análise também foi destacada a importância da agricultura familiar como um modelo de produção alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário no atual cenário de globalização mundial.

Em seguida, a então secretária geral da COPROFAM Alessandra Lunas, também secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, apresentou a prestação de contas e o balanço da sua gestão à frente da entidade nos últimos quatro anos. A dirigente destacou que, no último período, a COPROFAM conseguiu promover e fazer a gestão de alianças estratégicas com a participação de dirigentes da entidade e suas associadas visando a realização de intercâmbio de experiências de políticas públicas, desenvolvimento de tecnologia e investigação entre os países membros e tem promovido ações de valorização da cultura familiar, camponesa e indígena como modo de vida, manutenção das tradições e valores do campo.

“A COPROFAM também alcançou maior representatividade política e institucional nos âmbitos nacionais, regionais e global definindo uma agenda estratégica de integração na defesa da agricultura familiar para a garantia da soberania alimentar e nutricional mundial”, afirmou Alessandra.

O relatório apresentado pela dirigente traz outras ações trabalhadas nesta gestão, como a formação de líderes, o fortalecimento de incidência nos espaços de formulação de políticas públicas para o setor, a inclusão e ampliação da participação da juventude e de diversas etnias, o fortalecimento das políticas para as mulheres rurais, entre outras.

Depois, os delegados e delegadas construíram o planejamento da COPROFAM a ser trabalhado no próximo mandato.A assembleia foi encerrada com a eleição da nova diretoria da entidade.

NOVA DIRETORIA DA COPROFAM: - Secretaria Geral – Fernando Lopes (Comissão Nacional de Fomento Rural/ CNFR, Uruguai) - Secretaria de Finanças – Yanela Belsterli (Associação de Mulheres Rurais/ AMRU, Uruguai) - Secretaria de Organização – Justino Loaysa (Comissão Interinstitucional das Organizações Econômicas Camponesas/ Cioec, Bolívia) - Secretaria de Formação – Willian Clementino (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/ CONTAG, Brasil) - Coordenação de Juventude – Mazé Morais (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/ CONTAG, Brasil) - Coordenação de Mulheres – Marisa Boschetti (Federação Agrária Argentina/ FAA, Argentina) - Coordenação de Indígenas – Manoel Llao (Movimento de Unidade Camponesa do Chile/ MUCECH, Chile)

CONSELHO FISCAL: - Miguel Silva Huertas (Confederação Camponesa do Peru/ CCP, Peru) - Balbino Benitez (União de Associações Nacionais Camponesas/ UAN, Paraguai) - Florinda Silva (Organização Nacional Camponesa/ ONAC, Paraguai)

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico