A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) realizou na última quinta (15) e sexta-feira (16) um encontro com todos os coordenadores das 22 Regionais Sindicais para definir questões importantes, entre as quais o Grito da Terra Brasil e o Congresso Estadual da Fetag.
O Grito da Terra no Estado deverá ocorrer entre os dias 8 e 10 de maio e o congresso no começo de outubro. Os coordenadores entendem que alguns temas são importantes, entre os quais a revogação do decreto que institui a cobrança de ICMS sobre a energia elétrica para os agricultores familiares, os programas de habitação rural, a garantia do Troca-troca de Sementes e o meio ambiente.
O vice-presidente da Fetag, Sérgio de Miranda, adianta que outras questões importantes ainda estão sendo levantadas para completar a pauta de reivindicações a ser entregue a governadora do Estado. No dia 27 de março estarão reunidos na sede da Fetag, em Porto Alegre, representantes das 22 regionais para a conclusão da pauta.
Em relação ao congresso, Miranda disse que nos meses de maio e junho estão previstos encontros municipais para que a base, que representa o conjunto dos trabalhadores, possa se envolver também na discussão dos temas. Depois, nos meses de julho e agosto, haverá um roteiro de reuniões, em todas as regionais, para debater o documento-base e definir as prioridades a serem implementadas pela gestão 2007-2011. FONTE: Assessoria de Comunicação Fetag-RS