31 Outubro 2007 - 23:05 (Publicada por: AM)
Na última terça-feira (30), o coordenador estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), José Maria de Oliveira Branco, esteve reunido com os agricultores da região, técnicos, médicos veterinários e agrônomos para a oficina de capacitação do programa. Também estava presente o prefeito, Osni Flávio de Oliveira; o diretor-geral da SDR de Lages, Juarez Mattos; e o coordenador técnico estadual do PAA, Valdomiro Biz.
Durante oficina, foi esclarecido aos agricultores como funciona o programa que através dos governos federal e estadual, compram alimentos dos agricultores familiares. Um vídeo foi exibido pela médica veterinária, Jussara Lehmann Henckemaier que mostra como a doença cisticercose pode aparecer por falta de higiene no meio rural. Procedimentos e técnicas para aumentar a produtividade também foram mostrados por técnicos da Epagri. Algumas exigências são feitas em relação à aquisição, a exemplo do enquadramento dos agricultores ao Pronaf. Só são aceitos os que estão inseridos no Pronaf A, B, C e D.
Os agricultores interessados em vender seu produto ao programa devem se inscrever no Comitê Gestor Municipal que está presente nos 54 municípios atendidos pelo programa. O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 3.500,00 ao ano por agricultor familiar que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), exceto na modalidade Incentivo à Produção e Consumo do Leite, cujo limite é semestral. FONTE: Weblages.com ? SC