A Cooperativa Pindorama recebe amanhã, dia 23, a visita de executivos da Petrobrás. Durante o encontro, que será realizado, às 9h, na sede da cooperativa, em Coruripe, será discutida a possibilidade da Pindorama investir na plantação de oleaginosas para a produção de biodiesel.
O cultivo seria intercalado com a cana-de-açúcar. "Atualmente plantamos feijão na área de descanso da cana, mas diante da importância do biodiesel estamos estudando a proposta da Petrobrás de utilizarmos alguma oleaginosa", afirma Klécio dos Santos, presidente da cooperativa.
Além da Petrobrás, e da diretoria da Pindorama, também participam do encontro, produtores e o secretário de Estado da Agricultura, Alexandre Toledo.
Comparado ao diesel convencional, o biodiesel apresenta a vantagem de ser isento de enxofre, além do balanço favorável em termos de emissão de CO2. A partir desse ano, se tornou obrigatória a mistura de 2% do produto ao diesel convencional. Em 2013 o percentual obrigatório será de 5%.
Estimular a produção de biodiesel na agricultura familiar faz parte dos planos da Petrobrás, que visa atingir a produção de 900 milhões de litros de biodiesel por ano a partir de 2012. FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL