Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
20º GRITO DA TERRA BRASIL
Convivência com o Semiárido e quintais produtivos em debate no Ministério da Integração Nacional
WhatsApp

15 de Maio de 2014


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
20º grito da terra brasil

A pauta de reivindicações do 20º Grito da Terra Brasil continua a ser negociada com o governo federal. Na tarde desta quinta-feira, 15 de maio, o Ministério da Integração Nacional recebeu a Comissão Nacional de Negociação para negociar os pontos referentes à Convivência com o Semiárido e aos quintais produtivos integrados ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Participaram da audiência o ministro Francisco Teixeira e o seu secretariado, a diretoria da CONTAG representada pelos secretários David Wylkerson (Política Agrícola), Alessandra Lunas (Mulheres), Aristides Santos (Finanças e Administração), Mazé Morais (Juventude), a coordenadora de Regional Nordeste, Elenice Anastácio, a assessoria e representantes das Federações.

Os oito pontos da pauta apresentados nesta audiência foram:

- Implementação das Diretrizes para Convivência com o Semiárido;

- Ações imediatas para as populações dos locais que continuam sem chuva;

- Políticas estruturantes (de médio a longo prazo), como integração de bacias do Rio São Francisco;

- Recomposição do orçamento do ministério para investimento em programas como o Água para Todos;

- Abastecimento de milho no Nordeste para resolver os gargalos da deficiência de transporte e das estruturas de recebimento, armazenamento e distribuição, bem como de publicação da portaria de prorrogação do abastecimento de milho;

- Delimitação da nova área do Semiárido com a inclusão dos 46 municípios do estado do Maranhão;

- Renegociação das dívidas dos agricultores(as) familiares dos perímetros irrigados do Dnocs e Codevasf, e da área da Sudene;

- Implementação dos quintais produtivos integrados ao PNHR.

Após a apresentação dos oito pontos da pauta, foi relatada a situação vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais que sofrem com a maior seca dos últimos 50 anos. Foi reforçado, pelos dirigentes sindicais presentes, a expectativa com as medidas que devem ser tomadas pelo Ministério da Integração Nacional com a previsão de mais um ano de estiagem.

A comissão também cobrou uma resposta ao documento entregue, em 2013, com as Diretrizes para a Convivência com o Semiárido. Além disso, foi abordada a questão dos impactos gerados pelos grandes projetos em desenvolvimento no País, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, reivindicou ao ministério a retomada da construção das cisternas de placa. “A água para a produção e para o consumo humano e animal é uma importante demanda e necessidade da população localizada no Semiárido brasileiro”, destacou o dirigente, que cobrou, ainda, a criação do Conselho para trabalhar as diretrizes de Convivência com o Semiárido.

A principal pauta das mulheres no 20º Grito da Terra Brasil também foi debatida com este ministério: fortalecer a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), por meio da integração de políticas do Ministério da Integração Nacional e/ou do Ministério do Desenvolvimento Social, destinando recursos financeiros para a implementação de quintais produtivos junto à construção e/ou reforma de unidade habitacional, fomentando a organização das mulheres na produção agroecológica. “Como o crédito rural não tem respondido à demanda das trabalhadoras rurais e como o Pronaf Mulher tem dificuldade de avançar, a nossa proposta é disponibilizar apoio via programa de transferência de renda”, explica Alessandra Lunas, secretária de Mulheres da CONTAG.



Ao final da apresentação das demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, o ministro mostrou-se sensível à importância de o Ministério da Integração Nacional manter um diálogo mais próximo junto aos movimentos sociais. Francisco Teixeira também apresentou algumas iniciativas em andamento que podem contribuir para o atendimento da pauta do Grito da Terra Brasil. “Temos que trabalhar de forma mais integrada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com o Incra. Mas, estamos estudando um modo de desenvolver um projeto de irrigação para a agricultura familiar, garantindo água pelo menos para a produção. No entanto, temos que trabalhar com todo o tipo de tecnologia disponível para conseguir universalizar o acesso à água”, explicou.

O ministro reforçou o empenho do governo em implementar ações para o enfrentamento à seca, como os programas Água para Todos, de construção de cisternas e outros. “Em um futuro próximo, com a integração de bacias do Rio São Francisco, será mais fácil atender os municípios e a agricultura familiar. Estamos discutindo dentro do governo federal formas para mudar esse paradigma do acesso à água no Brasil. Portanto, queremos tratar como programa de governo o acesso à água pela agricultura familiar.”

Quanto aos quintais produtivos, o ministério garantiu que as discussões já estão avançadas dentro do governo federal, justificando que falta orçamento para a sua implementação.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico