Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONVÊNIO DA PREFEITURA DE PORTO
Convênio da Prefeitura de Porto Velho e BB vai beneficiar agricultores
WhatsApp

04 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
convênio da prefeitura de porto

Um convênio assinado na manhã desta terça-feira (4) vai beneficiar centenas de agricultores de Porto Velho. O anúncio foi feito no auditório da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, da secretária municipal de Agricultura e presidente do CMDR, Josélia Maria Saraiva, do superintendente regional do Banco do Brasil, Fernando Perissé, do representante da Fundação Banco do Brasil, Hamilton Souza, além do deputado federal Eduardo Valverde, dos deputados estaduais Ribamar Araújo e Neri Firigolo, da Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina, e representantes de 26 instituições governamentais e não-governamentais, como Caixa Econômica Federal, Embrapa, Basa, Emater, Incra, Ceplac, Sebrae, associações de produtores rurais e cooperativas.

Constam da pauta da última reunião do ano a apresentação da Moção de Aplauso realizada em 6 de novembro, sugerida pelo vereador Zequinha Araújo; prestação de contas dos recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric); apresentação de emendas parlamentares na ordem de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), apresentadas pela senadora Fátima Cleide, pelo deputado federal Eduardo Valverde e do deputado estadual Ribamar Araújo, além da assinatura do convênio entre a Fundação Banco do Brasil, Prefeitura de Porto Velho e a Semagric criando o Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais).

Os recursos a serem investidos são de aproximadamente 700 mil reais, sendo 90% da FBB e 10% sendo contrapartida da PMPV. O objetivo do programa é promover desenvolvimento sustentável e geração de renda aos agricultores utilizando a agroecologia. No caso do projeto em Porto Velho serão cultivados hortifrutigranjeiros utilizando a técnica da hidroponia, que não mantém contato com a terra e não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico.

"Visitei o Ceará que tem mais de 400 municípios e foi beneficiado com 90 unidades [famílias] do Pais. Já Rondônia que tem menos cidades, está sendo premiada com 100 famílias contempladas. Isso é uma vitória para nós, já que temos uma ótima relação com o Governo Federal e isso só foi possível pelas negociações feitas por mim, pelo prefeito Roberto Sobrinho e o Banco do Brasil", destaca a secretária municipal da agricultura Josélia Maria Saraiva.

"O convênio prevê a instalação de kits para a produção por gotejamento, que é simples, mais barata e pode ser feita durante a seca. Mas o principal é que a produção agrícola será mais saudável e quem ganha são os consumidores. Outro ponto é a capacitação aos técnicos e produtores para maior produtividade na lavoura", afirma Hamilton Souza, representante da FBB.

O prefeito Roberto Sobrinho apontou alguns avanços na agricultura local, beneficiando outras áreas. "Até três anos atrás, apenas 3 mil crianças freqüentavam escolas na zona rural. Com a melhoria nas estradas vicinais, mais ônibus e voadeiras, atualmente, são 9 mil crianças que estão nas salas de aula", afirma Roberto.

Roberto também quer desenvolver ainda mais a agricultura local. "Não aceito que nós importemos batata doce e abóbora de outros estados, sendo que estes são podem ser cultivados dentro do cinturão verde de Porto Velho. Por isso, em 2008, vamos adquirir mais cinco tratores e comprar uma carreta para trazer calcário de Espigão do Oeste e melhorar ainda mais a lavoura daqui. Isso só vai ser possível com recursos da Suframa, nossa grande aliada neste projeto de desenvolvimento".

Mais sobre o Pais

O Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável é uma criação do Governo Federal via Fundação Banco do Brasil (FBB) e está presente na vida de 1.080 famílias brasileiras no Semi-Árido Nordestino, parte do Espírito Santo, na Bahia, Ceará e Mato Grosso. Agora, chega em Rondônia e vai beneficiar 100 famílias que vão ser selecionadas pelo CMDR.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural é composto por 26 conselheiros, sendo 13 instituições governamentais e 13 não-governamentais (associações de agricultores e cooperativas). Entre as instituições parceiras, destacam-se Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa na Agricultura e Agropecuária (Embrapa), Banco da Amazônia (Basa), Emater, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ceplac e Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae).

Texto: Felipe Corona

Fotos: Estevão Quintela

Data: 04/12/2007 FONTE: Nortão Online ? RO



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico