Aconteceu no dia 14, na sede do STTR de Uruçuí, mesa de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Graneleiro da região dos Cerrados. Estavam presentes representantes das Federações Patronais (Faepi) e Laboral (Fetag-PI) e os Sindicatos Patronais e Laborais da Região. Fechada a Convenção Coletiva de Trabalho da Região dos Cerrados para o setor de produção de grão, dos municípios de Uruçuí, Antonio Almeida, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Sebastião Leal, Bertolínea, Jerumenha, Marco Parente, e outros.
A Fetag-PI e a Faepi, acordaram o novo piso salarial da categoria dos trabalhadores rurais que a partir desse mês é de R$ 604,00 (seiscentos e quatro reais), para os trabalhadores rurais, e para os operadores de máquinas 974, 00 (novecentos e setenta e quatro) mais a produtividade.
As partes também assumiram o compromisso com a educação formal e profissional e a garantia de ações para melhorar a saúde e segurança no trabalho no campo. Segundo o Secretário de Assalariados Rurais da Fetag-PI, Manoel Simão Reinaldo Gomes, o PI tem uma das melhores convenções do setor, graças a um processo de construção e de lutas para a ampliação dos direitos trabalhistas, além da garantia de melhores condições de trabalho e de vida.
A mesa de negociação é um momento importante para o fortalecimento das relações de trabalho no campo. Além do reajuste do piso salarial. Os trabalhadores reivindicam atenção especial voltada para a saúde e a segurança no trabalho.
Segundo o Secretário de política Salarial da Fetag-PI Simão Reinaldo que o Piauí é um dos estados que mais cresce, “no setor da soja, em área plantada e colhida, a produtividade por hectare é excelente e o setor está em crescimento aumentando as exportações”, disse. FONTE: Comunicação da Fetag-PI