Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
CONTAR e CONTAG na luta para combater e acabar com o trabalho escravo
WhatsApp

28 de Janeiro de 2022

TEMAS RELACIONADOS:
combate ao trabalho escravo

Semana de combate ao trabalho escravo chama atenção para o problema e mobilizar a sociedade para exigir a erradicação

28 de janeiro é o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho e o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em homenagem aos Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e ao motorista Ailton Pereira de Oliveira, assassinados em Unaí- MG. O crime ocorreu em 2004. Os auditores estavam em atividades para fiscalização das condições de trabalho. A CONTAR e a CONTAG relembram o triste episódio da Chacina de Unaí, fortalecendo suas ações para combater o trabalho escravo no campo.

“Nossa luta é por dignidade no campo e erradicação do trabalho degradante e escravo”, salienta Gabriel Bezerra, presidente da CONTAR.

“A Justiça brasileira precisa encontrar e punir os responsáveis por esses bárbaros assassinatos para que a lista de criminosos ligados ao trabalho escravo e degradante não continue a crescer no nosso país”, pontua o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

O representante da CONTAG na Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, o advogado Carlos Eduardo Chaves Silva - Cadu, destaca que “A semana é um marco importante para cobrar a punição dos envolvidos na “chacina de Unaí” e para defender os instrumentos que dispomos para combater o trabalho escravo que constantemente são ameaçados por ações da Frente Parlamentar da Agricultura e até mesmo por órgãos do poder executivo”, destaca o advogado.

SEM AUDITORES E ESTRUTURA DESMONTADA

O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, denuncia que enquanto os trabalhadores e trabalhadoras rurais estão vulneráveis e trabalhando de forma precária, o poder público não tem atitude. “Antes da pandemia já tínhamos um sucateamento do setor de inspeção do trabalho do órgão responsável. Depois da reforma trabalhista a situação piorou no campo, e não há fiscalização do governo federal” denuncia Gabriel Bezerra.

Em Pernambuco, onde recentemente 2 trabalhadores morreram vítimas de um acidente de transporte irregular, é a prova que a fiscalização não funciona e o sistema de inspeção do trabalho foi desmontado. O presidente da FETAEPE, Gilvan Antunis, foi ao local do acidente em Escada-PE, e constatou a precariedade do transporte das maiores Usinas de Cana-de-açúcar do país (União Indústria). “O que aconteceu entre os anos de 2013 e 2018, a média anual dos recursos destinados à fiscalização do trabalho foi de R$ 55,6 milhões por ano. Nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro, o país tem experimentado cortes sistemáticos no orçamento da inspeção do trabalho, fazendo com que esta média recuasse para R$ 29,3 milhões, menor volume de recursos desde o ano de 2013”. Informou Gilvan Antunis. E concluiu: “Se nas maiores usinas a situação é precária assim, nós precisamos cuidar de trabalhadores que estão em trabalho degradante em vários lugares no Brasil”, denuncia Gilvan.

Na semana de combate ao trabalho escravo, o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, disse que as parcerias com organizações e entidades do Brasil e do exterior, tem ajudado o movimento sindical a descobrir e denunciar casos de trabalho escravo no campo. “Sem fiscalização do poder público, com contratos precários dos safristas e a vulnerabilidade dos homens de mulheres do campo, é um ambiente para se alastrar o trabalho degradante, e isso nós estamos combatendo para acabar, mas precisamos de mais forças da sociedade civil, para ajudar nas denúncias e fortalecimentos dos sindicatos”, desabafou Gabriel Bezerra.

“Somamos força com a CONTAR e órgãos de fiscalização, em repúdio ao trabalho escravo e degradante em pleno século 21. Todo e qualquer trabalho desumano é inaceitável e uma vergonha para o Brasil e para o mundo”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

PARCEIROS E DADOS SOBRE TRABALHO ESCRAVO

A CONTAR além de participar da Conatrae, é apoiada pela Repórter Brasil, através do projeto “Escravo nem Pensar”, onde a entidade dispõe de dados e estratégias para o combate ao trabalho escravo – www.escravonempensar.org.br . “Nosso movimento sindical de assalariados rurais, unidos ao sindicato dos auditores fiscais do trabalho, lutamos para restaurar as competência e ações da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Governo Federal. Hoje existe um déficit de mais 1000 auditores em todo país”, denuncia Gabriel Bezerra.

A direção da CONTAR lembra também que a direção da entidade tem trabalhado para pressionar o Congresso Nacional, na busca de mais recursos para a fiscalização do trabalho e o combate ao trabalho escravo no Brasil.

FONTE: Comunicação CONTAR - Luiz Henrique Parahyba



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico