Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
CONTAG visita futuro Centro de Formação em Caldas Novas
WhatsApp

04 de Setembro de 2014


Danilo Guimarães/FETAEG
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Nesta semana, uma grande delegação com dirigentes da CONTAG, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Goiás (FETAEG), e sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras (STTRs) do Goiás visitou um futuro Centro de Formação, localizado a aproximadamente 20 km de Caldas Novas- GO, que há anos aguarda término de sua reforma. Este Centro será um campus da Universidade Federal de Goiás, que vai atender também a população rural da região. Além dos dirigentes, participaram da visita o reitor da Universidade Federal de Goiás, a equipe de arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto de reforma e uma representante do MEC. Esta foi a segunda visita feita pela CONTAG para acompanhamento da obra. A primeira ocorreu em novembro do ano passado.

O espaço pertencia originalmente a Furnas, que o utilizou na época da construção da usina hidrelétrica de Corumbá, próxima dali. Com o fim da obra, o local ficou abandonado, e foi cedido para a Universidade Federal de Goiás, que comanda agora as reformas e adaptações para torná-lo apto à receber alunos e alunas. A proposta é que a estrutura seja adaptada para que lá sejam ofertados cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos, formação continuada de professores da rede pública, educação de jovens e adultos e cursos de qualificação para a agricultura familiar, dentre outros.

A área toda possui mais de 170 hectares, e 104 casas construídas. Pelo tamanho, será possível construir muitas salas de aula e espaços para aprendizado prático, como previsto pelas metodologias da Pedagogia da Alternância, que propõe aulas teóricas e práticas, com o propósito de um ensino completo.

Problemas na construção

A obra já está em curso há muitos anos, e enfrentou problemas com as licitações. O orçamento previsto para as primeiras adaptações que já tornariam possível a utilização do Centro para aulas era de 3 milhões. Duas licitações ocorreram, mas nenhuma das empresas que ganhou conseguiu concluir o projeto, mas chegaram a usar parte do dinheiro. A explicação dada pelos engenheiros é que as empresas eram de pequeno porte e a obra muito extensa, além da capacidade das mesmas.

A CONTAG se mobiliza agora para garantir uma nova licitação com os recursos restantes. Após a visita, a Comissão vai articular uma audiência com o ministro da Educação para discutir o futuro do Centro. “Vamos pedir uma audiência com o ministro para que possamos reafirmar com ele o compromisso de reestruturação do Centro e liberação de recursos tanto para a reforma física quanto para equipamento. Esperamos que ele continue reafirmando o compromisso com a educação do campo”, diz José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais.

Comprometimento da CONTAG

A CONTAG tem se mobilizado e reivindicado por uma política de educação no campo que chegue à base e forme crianças e jovens com projetos pedagógicos que se adequem à realidade deste espaço, que possui necessidades diferentes do meio urbano. Para tal, a Confederação tem atuado no sentido de garantir tanto políticas para regulamentar este tipo de educação quanto recursos e estruturas físicas para promover o ensino no campo. “Não queremos somente mudanças na lei, mas também adequar os instrumentos físicos e pedagógicos para que eles haja uma formação adequada”, destaca José Wilson.









Fotos: Danilo Guimarães/FETAEG FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico