Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
CONTAG trabalha para atualizar o Programa Jovem Saber e ampliar a criação de grupos em todo o País
WhatsApp

06 de Fevereiro de 2018


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

A CONTAG sempre investiu em formação sindical e cidadã para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. E um dos seus processos formativos é direcionado exclusivamente para a juventude rural, que é o Programa Jovem Saber, que foi criado há 13 anos.

O Jovem Saber utiliza o método de educação à distância, via internet, e com o uso de cartilhas impressas, organizado a partir de grupos de estudo, dividido em oito módulos que tratam de temas que dialogam com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Ao longo dos anos, o Jovem Saber atingiu mais de 30 mil jovens, em mais de 4.300 grupos, e pode-se notar que o programa tem contribuído para o fortalecimento político da organização juvenil no movimento sindical e tem proporcionado o reconhecimento por parte da juventude sobre a importância da sindicalização.

No ano passado, a Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG realizou três Salões Regionais do Jovem Saber, reunindo jovens das cinco regiões do País, para avaliar a eficácia e debater a necessidade de atualização do programa, adequando às novas tecnologias e temáticas de interesse da Juventude Rural.

Um dos objetivos da Secretaria de Jovens da CONTAG e da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) a partir dessa atualização é aumentar o interesse da juventude rural pelo programa e que os grupos formados concluam todos os módulos. “O programa Jovem Saber é fundamental para proporcionar formação profissional em gestão da agricultura familiar e o conhecimento sobre as políticas públicas e sindicais defendidas pelo movimento sindical, além de motivar muitos e muitas jovens a se associarem aos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”, destaca a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto.

Durante os Salões do Jovem Saber saíram indicativos para a atualização do programa, como a manutenção de oito módulos de estudo, com ordem fixa; a realização de Seminário de Conclusão de Curso, com liberdade para escolher o tema entre os que foram estudados durante o programa; e terá prazo de até 10 meses para término do curso.

A ordem dos módulos também foi alterada: 1º Módulo – Desenvolvimento Sustentável com Sucessão Rural 2º Módulo – Organização e Gestão Sindical 3º Módulo – Reforma Agrária e Agricultura Familiar 4º Módulo – Organização da Produção e Meio Ambiente 5º Módulo – Educação do Campo 6º Módulo – Associativismo e Cooperativismo 7º Módulo – Direitos Trabalhistas, Sociais e Humanos 8º Módulo – Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Quanto ao cronograma, o prazo para a finalização da atualização das cartilhas é agosto de 2018. A CONTAG trabalha com a possibilidade de realizar o Encontro Nacional do Jovem Saber ainda esse ano para fazer o lançamento das cartilhas reformuladas e atualizadas e apresentação de experiências estaduais.

Apesar de estar em um processo de atualização, não é preciso esperar para criar o seu grupo ou continuar o estudo já iniciado. Em janeiro desse ano, o STTR de Ouro Branco conseguiu criar um grupo com nove jovens, sendo 3 rapazes e 6 moças. Já foram realizadas três reuniões e a próxima será no domingo, dia 4 de fevereiro. “Já estamos terminando o primeiro módulo e o nosso objetivo é transformar esse grupo também em um Grupo de Estudos Sindicais (GES)”, explica a secretária de Jovens do STTR de Ouro Branco, Cláudia Maria Barbosa, que também integra o grupo do Jovem Saber.

Para a Cláudia, a experiência está superando as expectativas. “No começo, achava que as rodas de conversas não iriam fluir. Mas, pelo contrário, está sendo muito rico e surpreendente. Estamos até planejando uma conversa virtual com a secretária nacional de Jovens da CONTAG”, avalia a dirigente do sindicato.

Como participar do Programa Quem ainda não conhece o Jovem Saber pode se inscrever facilmente. O curso desenvolve-se a partir de grupos de estudo, que devem ter de 5 a 10 jovens com idade entre 16 e 32 anos. A partir dessa inscrição o grupo pode acessar os conteúdos. Para saber mais sobre os materiais e outras informações importantes, basta acessar http://www.contag.org.br/sistemas/jovemsaber/. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico