Nos dias 8 e 9 deste mês, a Contag e cerca de 50 lideranças dos estados e de organizações parceiras, como Oxfam, CUT e Coalizão do Café da Holanda, reuniram-se em Brasília para discutir as ações da Aliança Nacional do Café para 2007. O objetivo do encontro foi discutir melhoria nas condições de trabalho e vida dos agricultores e das agricultoras familiares.
Embrapa e Ministério da Agricultura participaram da reunião para falar sobre produção e mercado de café. O secretário de relações internacionais da Contag, Alberto Broch, informou que a confederação negocia uma vaga no Conselho Deliberativo da Política do Café, ligado ao Ministério da Agricultura. Segundo o secretário, as negociações estão avançadas. ?Esse é nosso primeiro passo. Tendo acesso ao Conselho de Deliberação de Política cafeeira nós podemos ter a representação da agricultura familiar e dos assalariados rurais lutando por políticas específicas?, afirma Broch.
O convênio entre o movimento sindical e a Coalizão do Café da Holanda também esteve na pauta do encontro. As organizações trabalham juntas desde 2004. Após realizar encontros em seis estados, sensibilizando lideranças, neste ano a parceria se concentra em Minas Gerais e Espírito Santo, os maiores produtores de café no Brasil.
Alberto Broch informou que esta terceira etapa do convênio capacita diretamente agricultores familiares e assalariados da área. ?Nós já temos alguns impactos desse convênio na organização da produção, nas melhorias da qualidade de vida. E temos possibilidades concretas de convenções, nos contratos coletivos de trabalho com o setor patronal?, afirmou Broch.
As ações que a Contag desenvolve na área do café fazem parte de seu sistema de organização da produção, o Sicop. Também participam da iniciativa as secretarias de Política Agrícola e Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag.
Fonte: Agência Contag de Notícias