Os primeiros caminhões-caçamba da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) destinadas ao estado de Goiás foram entregues nesta manhã (27), na sede da CONTAG, em Brasília. Ao todo, foram beneficiados 47 municípios, com até 50 mil habitantes, correspondendo a aproximadamente 154 mil moradores do meio rural, dentre eles 21 mil famílias de agricultores(as) familiares que contarão com as novas máquinas para ajudar na revitalização de estradas vicinais e no escoamento da produção.
O ato político com a entrega das chaves das máquinas contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e de outros dirigentes da Confederação, dos presidentes e outros diretores(as) das FETAGs de Goiás e do DF e entorno, deputados federais e estaduais, do secretário de Desenvolvimento Rural do DF, do subchefe para assuntos federativos da Presidência da República, dos superintendentes estaduais do Incra de Goiás e do DF e entorno, de prefeitos, dentre outros convidados(as).
Ao abrir as falas, Alberto Broch saudou a todos e todas e destacou a importância das máquinas entregues para o desenvolvimento dos municípios. “Em nome da CONTAG, desejo as boas vindas, e temos o orgulho de sediar esse ato político tão importante. Nas entrelinhas do PAC 2 estão contidas as reivindicações do MSTTR. Que ele venha atender os assentados(as), os agricultores(as) familiares e o desenvolvimento tão necessário nos municípios.” Broch disse ainda que é importante estimular as federações, as lideranças rurais e os conselhos locais para que, junto aos prefeitos(as) e secretário(as) de agricultura, possam discutir as prioridades de atuação das máquinas.
Pepe Vargas destacou que todos os equipamentos do PAC 2 são produzidos no território nacional, gerando empregos também na indústria. “Esperamos que, com essas máquinas, os municípios possam executar melhor os seus serviços, entendendo que é difícil cuidar das estradas vicinais. Nessas estradas, passarão ônibus escolares, ambulância, e outras necessidades das comunidades rurais, visando a mobilidade rural. Tenho certeza que as prefeituras farão bom uso das máquinas.” O ministro informou ainda que até maio serão entregues os demais equipamentos. “Ainda tem muita gente pobre no meio rural e é nosso papel melhorar a vida dessas pessoas, garantindo a soberania e segurança alimentar da população brasileira”, completou.
Todos os municípios goianos, com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, já foram contemplados com máquinas retroescavadeiras pelo PAC 2. Ao todo, Goiás, já recebeu 285 equipamentos, sendo 226 retroescavadeiras e 59 motoniveladoras e 179 caminhões-caçamba. Ao final das entregas, o investimento total será de mais de R$ 177,2 milhões.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações do MDA