Cerca de 90 mulheres representantes de movimentos sociais se reuniram, nos dias 24 e 25 de janeiro, em Brasília, para discutir questões relacionadas a gênero e desenvolvimento rural. O evento foi o Seminário Setorial Nacional de Mulheres, que propôs contribuições ao documento-base da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que será realizada de 25 a 28 de junho, em Pernambuco.
Uma das atividades preparatórias à CNDRSS, o Seminário Setorial Nacional faz parte da Campanha Brasil Rural com Igualdade para as Mulheres. Foi promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), por meio do GT de Gênero e do Comitê Permanente de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra.
A Contag participou da mesa "O Brasil que queremos", com o coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e vice-presidente da CUT, Carmen Helena Foro. Ela apresentou e debateu iniciativas do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras (MSTTR), com destaque para a Marcha das Margaridas, que buscam a promoção da igualdade, melhor distribuição de renda, soberania alimentar e o reconhecimento dos direitos dos povos.
Além das mesas, os debates foram enriquecidos com reuniões de grupos de trabalho e plenárias, e a discussão de modificações do texto-base. O regimento da I CNDRSS prevê a participação mínima de 30% de mulheres, em caráter obrigatório. A intenção das etapas preparatórias, que devem ocorrer até abril em estados e municípios de todo o País, é qualificar e estimular a discussão e o conhecimento acerca das propostas que serão discutidas na Conferência Nacional. FONTE: Nead