As demandas dos(as) jovens do campo, da floresta e das águas foram tema de reunião na tarde desta terça-feira (19), em Brasília, entre a Secretaria de Jovens da CONTAG e a Secretaria Nacional da Juventude do governo federal. A secretária de Jovens da Confederação, Mônica Bufon, e sua assessoria, apresentaram à secretária nacional da Juventude, Jayana Nicareta da Silva, a forma da organização do Sistema Confederativo CONTAG (STTRs, FETAGs e CONTAG), a pauta específica da juventude trabalhadora rural, destacando a importância da retomada das políticas públicas e programas estruturantes para garantir a permanência dos(as) jovens no campo, a exemplo, de políticas de acesso aos mercados, ao crédito, infraestrutura, diversificação da produção, aos meios de comunicação e implementação de tecnologia e expansão do acesso à internet no meio rural, dentre outras, e a reformulação do Plano Nacional da Juventude e Sucessão Rural.
“A partir desta conversa, a CONTAG conseguiu abrir um diálogo com a secretária nacional de juventude. Tive a oportunidade de reafirmar a luta da CONTAG e de todo o movimento sindical em defesa dos direitos e das políticas públicas para a juventude do campo, da floresta e das águas, além de reafirmar a importância de participar dos espaços de diálogo e construção mútua, como o Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) e do Comitê Permanente de Políticas Públicas para a Juventude Rural”, destacou Mônica Bufon.
A secretária nacional da Juventude do governo federal também avaliou como importante esse diálogo aberto com a Secretaria de Jovens da CONTAG e colocou-se à disposição para contribuir, dentro das possibilidades. Uma das dificuldades apresentadas foi o baixo orçamento disponível para a pasta. No entanto, destacou que, nas metas dos 100 dias, eles estão trabalhando para que seja implementado o Programa Geração 4.0. Segundo Jayana, o programa será destinado à juventude mais vulnerável, como juventude rural, quilombolas, ribeirinhos e outros.
FONTE: Assessoria de Jovens da CONTAG