A Contag participa hoje (09), na sede do Ibama, em Brasília, da 2ª Reunião da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), que conta com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Além de discutir questões pertinentes à 2ª Conferencia Internacional: Clima, Sustentabilidade e desenvolvimento em regiões semiáridas, a Contag reivindica uma cadeira na CNCD.
A reunião de hoje também discute o relatório para a Convenção da ONU para o combate a desertificação; resumo e destinação do Relatório do 1º Encontro Nacional de enfrentamento da Desertificação e Fundo da Caatinga.
Novos representantes da sociedade civil tomaram posse hoje pela manhã na CNCD. Na última reunião da comissão nacional, que aconteceu em 2008, ficou acordado que a discussão e definição sobre a incorporação de novos membros, entre eles, a Contag, será feita durante o encontro dessa segunda-feira.
A expectativa da secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosicleia dos Santos é que a representação da entidade passe pela aprovação do plenário. “É razoável que a Contag faça parte da comissão pela representatividade que temos e pelo histórico de luta pelas questões ambientais”, reivindicou. Durante a abertura, a ministra Izabella Teixeira destacou a atuação da Contag nos processos de negociação e disse que o papel da CNCD é de garantir expressão política em relação a um tema estratégico não apenas para o nordeste, mas para todo o País. “A Contag é uma das grandes interessadas na sustentabilidade da produção”, afirmou.
Também participam do evento o secretário de extrativismo e desertificação rural sustentável, Egon Krakhecke e o Diretor do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias