O último final de semana foi marcado pela entrega do PRÊMIO VOZES DA RESISTÊNCIA! Organizado pela Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, o prêmio homenageou pessoas que tiveram protagonismo no enfrentamento às ameaças e retrocessos concretos que marcaram o ano de 2019.
Um desses nomes foi o da secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Morais, que recebeu em nome da CONTAG o PRÊMIO VOZES DA RESISTÊNCIA por sua atuação frente a coordenação Geral da Marcha das Margaridas 2019.
Realizada pela CONTAG em parceria com outras entidades, a Marcha das Margaridas 2019 teve como lema: Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência, reunindo mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas, entre os dias 13 a 14 de agosto de 2019, em Brasília/DF.
"Para mim enquanto agricultora familiar e representante da CONTAG é muito importante receber o PRÊMIO VOZES DA RESISTÊNCIA. Esse prêmio não é só meu, mas de todas as mulheres do campo, da floresta e das águas, de todas as Margaridas que seguem na luta pelos direitos de outras mulheres e da classe trabalhadora do Brasil, ressalta a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais.
O PRÊMIO VOZES DA RESISTÊNCIA foi entregue à representante da CONTAG pelo deputado federal pelo PSB - MG, Vilson da FETAEMG. Vilson que é um dos parlamentares que compõem a base da agricultura familiar no Congresso Nacional, destacou a trajetória e atuação sindical de Mazé em defesa dos povos no campo através do Sindicato de Batalha/PI, da FETAG-PI e da CONTAG. Ela começou sua vida sindical lá no município de Batalha/PI, depois foi para a Direção da Federação do Piauí. A partir de 2013, Mazé passou a ser coordenadora de Jovens da nossa CONTAG, e atualmente é secretária de Mulheres da Confederação. É mais do que justo, a gente promover uma premiação para uma mulher de fibra, guerreira, amiga, que defende as mulheres e o nosso povo do campo, destacou o parlamentar mineiro.
Ao todo foram premiados 15 nomes que foram indicados pelos seguidores da Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados nas redes sociais e que se destacaram na luta em defesa dos valores democráticos, dos direitos previdenciários e trabalhistas, de uma educação ampla e inclusiva, da valorização da ciência e pesquisa, da resistência dos povos tradicionais e o acesso a mais oportunidades.
Troféu
O troféu com design criado e doado pela artista plástica Ana Durães foi entregue de forma simbólica por líderes parlamentares dos partidos que compõem a bancada da Minoria e demais forças de oposição ao governo no Congresso: PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e REDE.
TRANSMISSÃO
Veja como foi a transmissão AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações da Minoria na Câmara dos Deputados