Nesta manhã do dia 2 de dezembro, a CONTAG recebeu em sua sede o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. No início da visita, ele se reuniu com a diretoria da Confederação para discutir a atual conjuntura política. No momento seguinte, o ministro conversou com os/as dirigentes que estão na CONTAG esta semana participando dos coletivos de Política Agrária e Política Agrícola e da Oficina de Mulheres, no painel temático que tratou sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento rural no 2º mandato da presidenta Dilma Rousseff. Neste diálogo ele falou sobre a relação do MDA com a CONTAG e a atuação do Ministério nas políticas em andamento e os desafios da próxima gestão do governo federal.
Rossetto fez elogios ao trabalho da CONTAG e reafirmou a boa relação da entidade com o MDA. “A CONTAG tem liderado a agenda do campo nos últimos anos e há avanços extraordinários, pois o campo começa a receber instrumentos públicos, como universidades e institutos”. Sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos com as demandas apresentadas frequentemente pelo MSTTR e os próximos passos, ele está otimista. “Tenho um balanço positivo do que se conquistou, mas sei que não é suficiente. Sabemos que temos muitas coisas pra fazer, mas muito já foi feito. Não tenho dúvidas que estamos caminhando em um bom rumo”, afirmou.
Ao longo da reunião, Rossetto falou sobre o andamento de programas atuais, e esclareceu aspectos do novo seguro agrícola, que começará a funcionar em 1º de janeiro de 2015, reformulações previstas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), consolidação da Agência Nacional de Assistência Técnica (ANATER), dentre outras políticas.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila