A última reunião do ano do Conselho Deliberativo foi iniciada na manhã desta quarta-feira (19), em Brasília, com a presença da diretoria da CONTAG, das coordenações regionais, de dirigentes das Federações e dos deputados estaduais e federais orgânicos eleitos nas últimas eleições.
Ao abrir a reunião do Conselho, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, disse que o ano de 2014, sem dúvida, deixou marcas para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Ano de 2014 que ainda estamos em plena comemoração dos 50 anos da CONTAG, um cinquentenário de história, luta e de construção do movimento sindical; ano de muitas mobilizações, como o Grito da Terra Brasil em um modelo inovador; de conquista de políticas públicas para o campo; de celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF); do 4º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), com quase 1.000 delegados e delegadas; de lançamento da 5ª Marcha das Margaridas; e de ampla discussão sobre a organização sindical. Vamos encerrar o ano dentro de um marco como as eleições, tão disputada, tão aguerrida, uma eleição muito orgulhosa para o movimento sindical. Não estamos só felizes por termos conseguido eleger os nossos candidatos orgânicos, mas também por várias lideranças que se dispuseram a participar do processo como candidatos e candidatas.”
Broch também lembrou que, no final de semana, as mulheres estiveram reunidas e que esta semana foi iniciada com as reuniões dos Coletivos de Políticas Sociais, de Assalariados, da Reunião Integrada dos Coletivos de Finanças, dos Presidentes, de Formação e de Comunicação. “Vamos fazer um bom Conselho, debatendo sempre e com respeito rumo ao fortalecimento do nosso movimento e da organização sindical.”
Em seguida, foi feita pela secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, a leitura do Edital de Convocação e a aprovação da pauta do Conselho, bem como a leitura e aprovação da ata da reunião anterior.
O primeiro ponto de pauta do Conselho foi a apreciação e aprovação de Resolução que define medidas e ações para a gestão e controle do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o INSS e a CONTAG. Esse momento foi coordenado pelos secretários de Políticas Sociais, José Wilson, e de Finanças e Administração, Aristides Santos.
A programação do primeiro dia conta, ainda, com a apresentação da proposta do Dieese às Federações para filiação ao sistema; avaliação do resultado das Eleições Gerais; e lançamento do Termo de Cooperação com a OIT de combate ao trabalho escravo.
Amanhã (20), estará em pauta o informe sobre o processo organizativo do Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá em abril de 2015; avaliação dos desdobramentos das deliberações do Conselho Extraordinário Ampliado sobre o processo de organização e representação sindical; informe sobre o AIAF; e apreciação do Plano de Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR.
O último dia, sexta-feira (21), contará com a apresentação da previsão orçamentária para 2015; informe sobre o processo organizativo da Marcha das Margaridas, que ocorrerá em agosto de 2015; debate sobre as estratégias do 21º Grito da Terra Brasil e para a Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que também ocorrerão em 2015; além dos informes gerais das Secretarias. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi