Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SUSTENTABILIDADE
CONTAG realiza última Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira do ano
WhatsApp

18 de Dezembro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
sustentabilidade

A CONTAG percorreu quase todo o País durante o ano de 2018 para dialogar sobre o tema da Sustentabilidade Político-Financeira, reunindo dirigentes, assessores(as) e funcionários das Federações, representantes de polos/regionais e coordenações regionais da CONTAG. Ao todo foram 22 oficinas, contando com a que está ocorrendo em Salvador/BA, nessa semana, no período de 17 a 19 de dezembro. A CONTAG está sendo representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e pela secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva.

Apesar de ainda estar em andamento, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, que participa da atividade, já faz uma boa avaliação das discussões da Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira da Bahia. “O sentimento é de que a Diretoria da FETAG-BA, que tomou posse recentemente, está bastante sensível ao tema, compreendendo a necessidade de fazer um redesenho da organização sindical do estado, corrigindo algumas dificuldades para enfrentar os grandes desafios que vamos ter daqui para frente. Os(as) coordenadores(as) de polo e das regionais também estão muito comprometidos(as) e investindo nessa compreensão de que vamos ter que lutar muito, mudar alguns procedimentos, algumas práticas desenvolvidas no estado. Estou bastante satisfeito, acredito que vamos colher bons resultados a partir dessa oficina no estado do Bahia”, acredita o dirigente.

Para chegar a essa conclusão, o secretário levou em consideração os debates já realizados sobre as dificuldades enfrentadas para a manutenção do quadro social com saldo positivo, sobre a importância de uma reestruturação interna, de fortalecimento e de garantia da sustentabilidade do Sistema Confederativo CONTAG, e sobre a necessidade de aproximação das entidades sindicais com a sua base.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que está em Salvador e também acompanhou as oficinas nos outros estados, destacou que a Oficina realizada nesta semana na Bahia está desenvolvendo um bom debate sobre as estratégias que visam qualificar as prestações de serviços dos sindicatos. “É preciso qualificar a prestação dos serviços para que, de fato, possamos ter bons resultados. E o principal resultado esperado é o aumento da filiação, ou seja, do quadro de associados das entidades. É claro, pensando também na representatividade, na importância do trabalho de base, da aproximação dos sindicatos às nossas bases. Também fizemos um balanço conjuntural dos grandes desafios colocados para o movimento sindical e reafirmamos a nossa luta, de que a unidade é muito importante, inclusive com outras categorias, para enfrentar possíveis retrocessos como a reforma da previdência, por exemplo”, pontuou a secretária.



BALANÇO

Tanto Juraci quanto Edjane, que acompanharam as 22 oficinas estaduais, avaliaram positivamente as atividades e o envolvimento das pessoas com os debates propostos, e já conseguiram apontar alguns resultados a partir dessa trajetória.

“Todas foram muito bem aceitas, tiveram um acolhimento muito forte por parte Federações, que compreenderam essa nova dinâmica, essa nova estratégia que a CONTAG adotou para tratar da Sustentabilidade Político-Financeira. E as Federações adotaram esse sistema e já estamos tirando atividades como frutos de 2018, a exemplo dos eventos planejados para 2019 que serão bem próximos de onde os sindicatos estão, nas chamadas regionais ou polos sindicais das Federações, para facilitar a participação de mais sindicatos ou até mesmo de trabalhadores de base nas conversas, onde o nosso Projeto Alternativo possa ser divulgado junto aos trabalhadores e sindicatos, de trazer o sócio e de convencê-lo a se manter associado. Queremos fortalecer esse diálogo do trabalhador com a sua entidade sindical”, explicou Juraci Souto.

Edjane concorda que essas oficinas estaduais trouxeram a mensagem de que, de fato, a CONTAG precisa estar mais próxima das bases juntamente com as Federações. “O momento exige isso. Também trouxeram experiências exitosas que existem nos estados e que têm dado grandes resultados. Outro acerto é que temos assumido diretrizes enquanto conjunto da Direção da CONTAG olhando inclusive para o tema da Sustentabilidade Político-Financeira, que é essencial para o movimento sindical, mas olhando esse tema de forma transversal, de forma articulada com as diversas Secretarias, para fortalecer todas as ações, a entidade e o Sistema Confederativo como um todo, gerando satisfação dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e não apenas olhar esse tema do ponto de vista financeiro”, avaliou a secretária.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico