Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONSELHO DELIBERATIVO
CONTAG realiza última assembleia do Conselho Deliberativo no ano e reafirma a importância da unidade para a agenda de lutas em 2018
WhatsApp

29 de Novembro de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
conselho deliberativo

A última assembleia do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG foi iniciada na tarde desta quarta-feira (29), em Brasília, com uma reflexão sobre as desigualdades e pobreza existente no Brasil, com a falta de amparo do governo brasileiro aos mais pobres e excluídos, e sobre a nossa capacidade de reagir a essa situação de retrocessos e de ataque à democracia e aos direitos humanos. A Diretoria da CONTAG e os representantes das centrais sindicais Carmen Foro, da CUT, e Sérgio de Miranda, da CTB, destacaram na abertura política as lutas travadas durante o ano de 2017 e os desafios colocados para o próximo ano.

Segundo Sérgio de Miranda, secretário de Finanças da CTB, vivemos um momento de extrema dificuldade no País. “A reforma trabalhista tem o objetivo de retirar direitos e de enfraquecer o movimento sindical. Politicamente, vamos ficar ainda mais fortes, pois a cada vez que nos atacam nós reagimos fortemente. E o governo ainda quer aprovar a reforma da previdência e com propaganda enganosa. Dizem que querem acabar com privilégios. Que privilégios têm quem ganha um ou dois salários mínimos?”, questiona o dirigente da CTB, que aproveitou para convocar todos e todas para a Greve Geral no dia 5 de dezembro.

Carmen Foro, vice-presidenta da CUT, iniciou sua contribuição denunciando os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas durante o ano de 2017. “Se pensarmos nos direitos das mulheres, retrocedemos mais de 40 anos. No entanto, não foi votada a reforma da previdência devido a nossa luta e denúncias. E a CONTAG tem um papel fundamental nisso. Agora estão com uma tática nova, que é a de nos dispersar para a nova votação. Não podemos relaxar. Precisamos estar atentos permanentemente, pois podem tentar fazer as mudanças via Medida Provisória”, alerta a dirigente da CUT, que ainda ressalta: “Não querem só retirar os nossos direitos, querem nos apagar, mas não vão conseguir. A luta dos trabalhadores sempre foi necessária!”.

Diante de tamanhos desafios, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, chamou os conselheiros e conselheiras para a responsabilidade de realizar uma reunião do Conselho Deliberativo com debates fortes e solidários a respeito dos temas que compõem a pauta. “Precisaremos ter muita tranquilidade e eficiência nas intervenções nas pautas que vamos discutir até amanhã.”

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também transmitiu uma mensagem de esperança e unidade a todos e todas para a continuidade e fortalecimento da luta no próximo ano. “Esse é o nosso último Conselho do ano. Foi um momento muito desafiador, principalmente para a classe trabalhadora. Percebo que somos corajosos e corajosas. Já estamos traçando várias estratégias para 2018 e temos que ter ousadia. E é com ousadia que encerramos mais um ano de luta, com muita energia e ânimo. Desejo a cada um e cada uma um bom conselho!”, desejou Mazé.



Após a abertura, a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane da Silva, fez a leitura do Edital de Convocação do Conselho, apresentação da programação e colocou para aprovação a ata do Conselho anterior.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, fez um informe sobre o Encontro Internacional de Organizações Sindicais, realizado na semana passada no Vaticano, que contou com a participação da CONTAG. “Foi um grande acontecimento. Talvez tenha sido o primeiro encontro da Santa Sé com o movimento sindical mundial. O objetivo foi fazer essa aproximação para debater o trabalho, capitalismo, o combate às desigualdades e discutir o papel dos sindicatos. A desigualdade no Brasil precisa ser discutida e combatida. Independente da religião, católica ou não, precisamos do apoio da Igreja para fortalecer o movimento sindical”, avalia Alberto.

Aristides Santos, que também participou deste evento no Vaticano, juntamente com Alberto Broch, reafirmou a importância do apoio da Igreja ao movimento sindical e à luta de classe. “O Papa Francisco é a grande voz em defesa dos oprimidos e do fim das desigualdades. Precisamos fortalecer essa relação com a Igreja para fortalecer a nossa luta”.



ANÁLISE DE CONJUNTURA

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, fez uma breve análise de conjuntura política e econômica brasileira. Destacou a luta para barrar a votação da reforma da previdência social e da MP 793, que trata da diminuição da alíquota da contribuição previdência sobre a receita proveniente da venda da produção rural. “Também precisamos pensar que existe a possibilidade de nem haver eleições em 2018, com a tentativa de implementar o Parlamentarismo no Brasil. A situação é grave, de ataque a nossa democracia”, alertou Aristides, que também trouxe o debate sobre a adesão do movimento sindical rural à Greve Geral.

Após a análise de conjuntura, o primeiro ponto de debate da programação do Conselho Deliberativo foi o planejamento das atividades para o exercício de 2018. Aristides explicou a metodologia utilizada neste ano, lembrando que o que foi planejado para o próximo ano já foi apresentado e debatido nos Seminários Regionais.

Em seguida, foi apresentada e aprovada a Previsão Orçamentária da CONTAG para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018. O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, coordenou o momento e explicou que a CONTAG pretende adotar no próximo ano o Orçamento Sindical Participativo, construindo coletivamente com todas as Federações.

PROGRAMAÇÃO

A programação destes dois dias de assembleia do Conselho Deliberativo da CONTAG, 29 e 30 de novembro, está bem intensa. Para o primeiro dia ainda contam com os debates sobre a Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR, as mobilizações de massa e o Encontro Nacional de Formação (ENAFOR).

Para amanhã (30), estão na pauta a Resolução sobre titularidade das terras dos assentamentos da reforma agrária, INSS Digital, Reforma da Previdência, Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), Orçamento Federal para a Agricultura Familiar 2018 e Eleições 2018. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico