Jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul participam nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de maio, em Curitiba, do Festival da Juventude Rural da Região Sul. Esta é uma ação da CONTAG em parceria com as regionais e com as Federações. Este é o terceiro festival a ocorrer. Recentemente, foram realizados na Região Sudeste, em Vitória, em na Região Nordeste, em Pernambuco.
A abertura política foi realizada nesta manhã. Em seguida, foi realizado o Ato da Juventude Rural no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, com fala da secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.
Para esta tarde foram programados dois painéis. O primeiro sobre Juventude: acesso à terra e sucessão rural, e o segundo sobre os desafios para a ação da juventude rural: modelo de desenvolvimento, educação, políticas de crédito, organização sindical, e organização da produção, este último está sendo feito por Antoninho Rovaris, secretário de Meio Ambiente da CONTAG.
Para fechar o dia, ocorrerá a noite cultural com as apresentações dos estados.
Amanhã (27), último dia do festival, contará também a presença do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier. Serão realizados trabalhos em grupo sobre os temas Juventude e Organização Sindical, Acesso à Terra, Educação, Cultura e Esporte, e Organização da Produção da Agricultura Familiar.
Também acontecerá um painel sobre as Políticas Públicas no âmbito da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, com fala de Adhemar Almeida, secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA).
A programação conta, ainda, com a leitura, aprovação e entrega da Carta Regional da Juventude Rural às autoridades presentes.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi