Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
CONTAG reafirma a luta da juventude rural, em Pernambuco!
WhatsApp

29 de Julho de 2017


Arquivo pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

Enquanto muitos estão descansando no final de semana, mais de 75 jovens de Pernambuco seguem em atividade no 1º Festival da Juventude e 2ª Olimpíada da Juventude Rural do Polo Agreste Meridional, que teve início na sexta-feita (28) e continua neste domingo (30), em Caetés-PE, com o tema: “Nenhum direito a menos, e Diretas Já”. Além dos(as) jovens da região, participam do evento a secretária de Juventude Rural da CONTAG, Mônica Bufon, a diretora de Política para a Juventude da Fetape, Adriana Nascimento, Diretoria da Fetape, entre outros(as) representantes do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, e também do poder público local. O 1º Festival da Juventude e 2ª Olimpíada da Juventude Rural do Polo Agreste Meridional, visa promover um amplo debate político com a Juventude rural frente às “reformas e perdas de direitos; ampliar o conhecimento a partir de oficinas com temas da Juventude; valorizar a cultura local, resgatando brincadeiras tradicionais do meio rural; dialogar sobre o novo jeito de fazer política; e fortalecer a luta das lideranças juvenis do Movimento Sindical através dos processo formativos.

Análise de conjuntura Ainda na análise de conjuntura os(as) participantes tiveram a oportunidade de compreender, refletir e debater, sobre a “reforma “da Previdência Social e os seus impactos para classe trabalhadora e para juventude rural. “Viemos aqui para refletir sobre o contexto político que passa o Brasil, o Nordeste e o Pernambuco, no sentido de fortalecer a sindicalização da juventude, a sucessão rural, a igualdade de gênero e também debater e traçar estratégias de enfrentamento contra a “reforma” da previdência, pois, ela causará muitos impactos para juventude e para todas as gerações do meio rural”, desabava o jovem agricultor familiar do município de Jupi-PE, Erisvaldo Santos.

Jeito de fazer e ser jovem Todos os temas estão sendo trabalhados com o jeito de fazer e de ser jovem. Com roda de conversa temática, oficinas de Comunicação, Sexualidade e Diversidade, Agroecologia, Grafitagem, Serigrafia, Confecção de camisetas. Nas atividades esportivas tem corrida do saco, corrida do ovo na colher, queimado, futsal e cabo de guerra. Ah... Tem também valorização das raízes do campo, na Noite Cultural. Outro momento que marca o 1º Festival da Juventude e 2ª Olimpíada da Juventude Rural do Polo Agreste Meridional, é o lançamento do Programa Identidade Jovem . “Tudo aqui é resultado de uma construção da Comissão de Jovens aqui do Polo Sindical do Agreste Meridional, onde eles(as) sentiram a necessidade de continuar as atividades regionais, com foco na sindicalização e no fortalecimento da juventude. Aproveitamos para registrar a importância da presença da nossa diretora recém-empossada secretária Nacional de Juventude Rural, Mônica Bufon, que veio participar desse momento fundamental. Isto anima nossa juventude, pois, a agente entende que o Movimento Sindical está junto. Penso que é extremamente importante a nossa unidade (CONTAG, Fetape, Polo do Agreste Meridional e CUT) , na construção do Sindicalismo Rural, rumo a garantir a sucessão rural e a implementação da paridade”, ressalta a diretora de Política para a Juventude da Fetape, Adriana do Nascimento.

CONTAG presente! Para a secretária de Juventude da CONTAG, Mônica Bufon, ver a participação ativa dos(as) jovens de Pernambuco é a confirmação que apesar dos atuais desafios conjunturais postos no País, a Política de Juventude Rural segue no caminho certo. “Levo daqui a impressão de uma juventude organizada e focada no atual cenário político que passa o Brasil, tanto no que se refere aos retrocessos com as “reformas” trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Temer e seus aliados(as) no Congresso Nacional, como uma reivindicação forte por uma nova eleição presidencial. Uma juventude que aponta rumos para a efetivação da sucessão rural, com a permanência e preservação dos seus valores culturais. Uma juventude que reivindica a implementação urgente da paridade de gênero em todas as instâncias do Movimento Sindical, onde mulheres e homens tenham condições igualitárias de construir o futuro da nossa organização sindical. Uma juventude rural pernambucana que aponta para necessidade da sindicalização, no sentido de fortalecer o Movimento Sindica frente aos desafios postos pela atual conjuntura política e econômico que passa o Brasil”, pontua a secretária de Juventude da CONTAG, Mônica Bufon.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Juventude Rural da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico