No Dia do Agricultor e da Agricultura Familiar e da comemoração dos 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG-PB), cerca de seis mil trabalhadores e trabalhadoras rurais participaram do Grito da Terra Paraíba, que cobrou do governo estadual respostas para os principais problemas enfrentados pela população do campo, como a seca, falta de segurança e de acesso à saúde e à educação. A pauta de reivindicações contém 111 itens e a ação contou com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch.
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais fizeram uma caminhada da sede da FETAG-PB à Praça João Pessoa, onde foi realizada uma sessão especial da Assembleia Legislativa, de forma campal, em homenagem ao cinquentenário da Federação. Em seguida, ocorreu um grande ato em frente ao Palácio do Governo do Estado, com a presença do governador Ricardo Coutinho.
A programação também contou com a inauguração da ampliação da sede da FETAG-PB. O novo anexo tem sete novas suítes, com capacidade para seis camas, cada; um mini-auditório para 80 pessoas; elevador; recepção; e estacionamento interno para 20 veículos.
Alberto Broch avaliou de forma positiva a realização do Grito da Terra Paraíba e de todas as atividades desenvolvidas neste dia. “Parabenizamos todos os agricultores e agricultoras familiares pelo seu dia e que a FETAG-PB, nos seus 50 anos, continue sempre na luta, defendendo os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais paraibanos.” O dirigente lembrou que a CONTAG também completa o seu cinquentenário neste ano e que a Federação da Paraíba esteve sempre atuante nesta trajetória de grandes conquistas.
Foto: Arquivo Governo do Estado da Paraíba FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi