Com a presença de 134 dirigentes cutistas contaguianos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) esteve presente na 16ª Plenária Nacional da CUT Organização e Unidade para Lutar, realizada por meio de plataforma virtual entre os dias 20 e 24 de outubro, reunindo mais de 950 delegados e delegadas.
Após vários debates e análises, na tarde de domingo (24), foram apreciadas e aprovadas as moções e as emendas do Projeto Organizativo e do Plano de Luta da Central Única dos Trabalhadores. Na oportunidade foi anunciado o 14º Congresso Nacional da CUT, previsto para acontecer em outubro de 2023.
Conseguimos realizar debates tão profundos e aprovar resoluções muito significantes para o presente e para o futuro da classe trabalhadora que representamos e para a luta geral da sociedade, para reconstruir e transformar o Brasil e tomar impulso para as mudanças mundiais. O debate da CUT colabora muito com a sociedade, disse Carmen Foro, secretária-geral da CUT/Nacional, agricultora e dirigente da base sindical da CONTAG.
Os(as) dirigentes da base da CONTAG avaliaram positivamente a Plenária da CUT, pois apontou importantes rumos para a reconstrução de um Brasil mais justo e igualitário, em que sejam respeitados e garantidos os direitos da classe trabalhadora no campo e na cidade.
Os(as) cutistas contaguianos somam força com a Central Única dos Trabalhadores na defesa de um projeto futuro com mais justiça e igualdade de direitos, em que a classe trabalhadora seja ouvida, respeitada e valorizada. Nesse sentido continuamos ainda mais firmes na defesa da nossa unidade e autonomia baseadas na estratégia e nos princípios da CUT, com todas as organizações sindicais e com os movimentos sociais e populares do campo e da cidade, afirmou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Dos membros da Diretoria da CONTAG além do presidente da CONTAG, Aristides Santos, estiveram presentes na Plenária, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, o secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto) e a secretária de Jovens, Mônica Buffon.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes