Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2021
CONTAG presente e debatendo a Amazônia, a Agricultura familiar e o Meio Ambiente!
WhatsApp

03 de Junho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
semana do meio ambiente 2021

“Amazônia, Agricultura Familiar e o Meio Ambiente” foi mais um dos painéis da Semana do Meio Ambiente 2021 - Amazônia, Resistência pela Vida. Realizado nesta quinta-feira (03), o painel teve a participação do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), e foi mediado pela secretária de Meio Ambiente da Confederação, Sandra Paula Bonetti.

“A CONTAG através das suas 27 Federações e dos seus mais de 4 mil Sindicatos filiados, defende o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O nosso projeto político tem como centro a questão ambiental e a defesa da vida. Portanto, ao contrário do atual governo federal que contribui com os ‘grandes projetos econômicos’ e os seus consequentes impactos ambientais e aos povos do campo, da floresta e das águas, nós, defendemos o meio ambiente e os territórios amazônicos e de todo o Brasil”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação, Carlos Augusto Silva (Guto).

Guto ainda ressalta a importância da construção de alianças com outros movimentos para garantir o fortalecimento da Agricultura Familiar na Amazônia. E se solidariza e denuncia os constantes ataques aos territórios indígenas.

O painel contou também com as contribuições de: Divina Lopes (Coordenação Nacional do MST na Amazônia); Tatiana Sá (ABA-Agroecologia); Francisco Kelvin (MAB); Josep Iborra Plans (Zezinho) Articulação CPT's da Amazônia; Fabio Pacheco (Articulação de Agroecologia da Amazônia - Ana Amazônia); Tainá Marajoara (Rede Rama de Cultura Alimentar); do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). E do deputado federal Airton Faleiro (PT/PA) que coordena o Fórum em Defesa da Amazônia e é um organizadores da Semana do Meio Ambiente 2021.

“Defendemos que a Amazônia seja para a vida, para a produção de alimentos saudáveis e com soberania alimentar e cultural. Um modelo de desenvolvimento que tenha um perfeito equilíbrio entre os povos amazônicos e a floresta”, destaca o deputado Airton Faleiro.

Assista ao Painel: “Amazônia, Agricultura Familiar e o Meio Ambiente” AQUI

Nesta Semana do Meio Ambiente 2021, a CONTAG também contribuiu na quarta (02), com os Painéis: "Amazônia, Mulheres e Meio ambiente" e "Amazônia, Juventude e Meio Ambiente” através da suplente da secretária de Mulheres da CONTAG, Carmen Foro, e da secretária de Jovens da Confederação, Mônica Bufon. O Painel da Juventude também contou com a participação de outros(as) jovens do nosso Sistema Confederativo – Melissa Vieira, da FETAGRI-MT, e Raimundo Mendes, da FETACRE. Assista a transmissão dos painéis AQUI

No sábado (05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente) será realizado a partir das 15h, o Ato Político em Defesa da Amazônia e seus Povos.

A Semana do Meio Ambiente 2021 teve início na terça-feira (01) e vai até sábado (05) de junho, com uma série de atividades em defesa da região e dos povos tradicionais que nela habitam.

A semana é um momento de imersão na Amazônia como totalidade, debatendo e integrando objetivos estratégicos e ações imediatas - relacionadas ao aqui e agora - especialmente no que diz respeito aos efeitos e consequências da pandemia sobre as populações mais vulneráveis.

A expectativa é que a Semana do Meio Ambiente contribua para a definição de uma agenda unificada de mobilizações e lutas no segundo semestre de 2021, vinculada às necessidades e pautas concretas dos diferentes segmentos sociais e econômicos que formam o conjunto de atores engajados e comprometidos com uma Amazônia justa, solidária e sustentável.

“Todos os debates e as proposições que vierem ao longo desta Semana do Meio Ambiente 2021 serão fundamentais para fortalecer a atuação da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, e demais organizações que atuam na defesa e implementação de áreas protegidas, no apoio às comunidades, sejam elas de agricultores e agricultoras familiares, extrativistas, povos indígenas ou quilombolas, no sentido de desenvolvermos ações em defesa desses territórios e do uso sustentável da floresta”, ressalta a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico