A Comissão Nacional de Negociação do 20º Grito da Terra Brasil, composta pela diretoria e assessoria da CONTAG e de representação das 27 Federações Estaduais de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, no CESIR, em Brasília, para socializar as estratégias aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Confederação e passar informes sobre as audiências com o governo federal e o Congresso Nacional para negociar a pauta de reivindicações do Grito da Terra, a maior ação de massa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros(as).
Já são mais de 10 audiências confirmadas com ministros(as) de Estado e outras com as secretarias executivas e áreas específicas no período de 13 a 19 de maio. Nesse ano, os atos serão realizados de forma descentralizada, concentrando os atos em 20 de maio, escolhido como o “Dia D” desta 20ª edição do Grito da Terra Brasil.
A diretoria da CONTAG acolheu todos os membros da Comissão Nacional de Negociação e os convocou para a luta por mais conquistas para a categoria trabalhadora rural nestes 20 anos de Grito da Terra Brasil. “Queremos avançar ao máximo e precisamos dividir com vocês esta responsabilidade. Afinal, ainda estamos no período de celebração dos 50 anos da CONTAG e 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar e das eleições majoritárias”, disse Alberto Broch, presidente da CONTAG.
Agora à tarde, o grupo foi dividido em mais comissões para estudar a pauta de reivindicações e fazer uma preparação para as audiências. Amanhã, 13 de maio, ocorrerá uma audiências, às 14 horas, como o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi