Hoje (1°) é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi instituída pela Lei 11.433/06 e reforça a luta por mais qualidade de vida e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.
O Brasil possui políticas públicas de proteção aos idosos, a exemplo da Lei 8.842/94, que criou a Política Nacional do Idoso e da Lei 10.741/03, que instituiu o Estatuto do Idoso. Apesar dos avanços no campo legal, alguns problemas permanecem, principalmente, no meio rural. "As pessoas do campo com mais de 60 anos continuam na ativa e muitas vezes a política que existe para atendê-las não é compatível com suas necessidades", afirma Alessandra Lunas, secretária de Políticas Sociais da Contag.
A dirigente esclarece que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) reivindica ações mais integradas do Poder Público para os idosos. "Queremos criar um programa nacional, em parceria com o governo e as entidades sociais, que contemple as demandas da terceira idade do campo".
O representante da Contag no Conselho Nacional de Defesa do Idoso e secretário de Finanças da entidade, Juraci Souto, diz que o segmento teve um peso significativo para a construção das políticas do MSTTR ao longo dos anos. "A contribuição política deles é muito importante e por isso estamos nos organizando para a construção da secretaria que representará os idosos na estrutura da Contag".
Alguns encontros regionais vão celebrar as comemorações do Dia Nacional do Idoso neste mês. De 8 a 10 de outubro, o público da terceira idade do campo se reúne no Amapá para um encontro de capacitação. O mesmo acontece na Paraíba entre os dias 15 e 17 e no Amazonas, de 22 a 28. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias