O Ministério das Relações Exteriores (MRE) fará pesquisa sobre os impactos das negociações internacionais na agricultura familiar. A medida foi negociada nesta terça-feira (14) na audiência que o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, teve com o secretário executivo do MRE, embaixador Samuel Pinheiro.
O encontro faz parte da agenda das negociações do 13° Grito da Terra Brasil. "Nosso maior interesse é proteger os interesses da agricultura familiar nas negociações internacionais", argumentou Broch. A Secretaria de Relações Internacionais apresentou cerca de quatro reivindicações ao MRE, entre elas ações de cooperação técnica para a formulação de políticas de desenvolvimento rural sustentável.
Maior participação da Contag nos espaços de relações internacionais também é uma das demandas do Grito da Terra. "O Ministério das Relações Exteriores tem feito esforços para contar com a participação dos movimentos sociais para preparar o posicionamento do Brasil nas negociações internacionais. Antigamente, isso era tomado apenas como interesse dos empresários", afirmou Pinheiro.
Participaram da audiência lideranças sindicais de todas as regiões do país. "Foi uma audiência muito positiva, especialmente, por sua receptividade. Quando estamos de fora não imaginamos o espaço que a Contag tem aqui no Itamaraty", avaliou o secretário de Política Agrícola da Fetag-RJ, Critóvão Stalla.
Fonte: Angélica Cordova
Agência Contag de Notícias