Brasília, 28 de maio de 2007
Caro Editor,
Diante dos erros de informação veiculados na matéria "Ameaça permanente ao governo", publicada na edição de 26 de maio do Correio Braziliense, a Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) considera necessário fazer os seguintes esclarecimentos:
1) A Contag é a entidade sindical que representa, legalmente, 25 milhões de agricultores e agricultoras familiares, assalariados e assalariadas rurais, e trabalhadores e trabalhadoras sem-terra nos 27 estados do País.
2) O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR), composto pela Contag, Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetags) e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras (STTRs), não teve qualquer participação na ocupação das instalações da Usina Hidroelétrica de Tucuruí, no Pará, na semana passada.
3) A Contag apóia as reivindicações dos manifestantes em Tucuruí, porque compreende que é obrigação do Estado fazer a justa e necessária compensação social e econômica dos atingidos pelas barragens. No entanto, somos totalmente contrários à depredação e derrubada de linhas de transmissão, pois consideramos que as hidroelétricas são patrimônios do povo brasileiro.
4) Os métodos de luta da Contag são pautados pela mobilização, pressão organizada e negociação com todas as autoridades do Poder Público em níveis federal, estaduais e municipais. Neste sentido, a 13ª edição do Grito da Terra Brasil foi uma manifestação pacífica comandada exclusivamente pelo MSTTR (Contag e Fetags) e não contou com a presença de militantes das "Fetrafs". Estas organizações são dissidentes da Contag e não possuem legitimidade como representantes sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Dada à gravidade de associar, de forma indevida, a Contag à ocupação da Usina Hidroelétrica de Tucurí, solicitamos que o Correio Braziliense proceda às retificações necessárias para efeito de reafirmar o profissionalismo e a qualidade da informação prestada pelo veículo aos seus leitores.