Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG participou de articulações com a FAO e outras organizações internacionais em Roma nesta semana
WhatsApp

09 de Junho de 2023



Durante toda esta semana, entre os dias 5 e 9 de maio, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, esteve na Itália representando a CONTAG e a COPROFAM, rede de organizações latinas da qual ele é presidente, em uma longa agenda de reuniões e audiências que marcam a presença da Agricultura Familiar brasileira e latino-americana em espaços políticos internacionais importantes para o setor. 

A semana começou na segunda-feira com uma atividade preparatória das organizações representantes da Sociedade Civil para o encontro que aconteceria na terça e quarta, 6 e 7, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. Este encontro foi convocado para os diretores e diretoras da instituição debaterem com as representações convidadas sobre as possibilidades de realização de um Fórum com essas e outras organizações de todo o mundo, com o objetivo de discutirem sobre diferentes programas coordenados pela FAO a nível global, entre eles os programas voltados para Segurança Alimentar.

“Em meio a discussões acaloradas sobre maneiras de construir esse fórum, a CONTAG defendeu que ele seja voltado exclusivamente para organizações debaterem e contribuírem a partir das realidades que elas conhecem em seus territórios. E também que haja uma continuidade das articulações realizadas neste Fórum para além dele, mantendo o diálogo institucional vivo e fortalecido”, conta Alberto Broch. Além dessas discussões, um dos pontos altos da reunião foi a presença do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, que debateu diretamente com os participantes do encontro.


Mesmo após o encerramento desta atividade, o vice-presidente continua em Roma até sábado para mais três dias de reuniões com outras organizações membros do Comitê Internacional de Planificación (CIP), plataforma de organizações de agricultura familiar e movimentos sociais de distintos continentes que trabalha para promover avanços na agenda da Soberania Alimentar a nível global e regional. Nesses dias serão discutidos os próximos passos dessa luta coletiva, entre eles a organização de um evento global sobre Soberania Alimentar previsto para acontecer em 2025 na Índia.

Reuniões bilaterais

Nos momentos em que não estava na reunião promovida pela FAO, Alberto realizou audiências paralelas com autoridades de outras organizações e setores. Uma delas foi com Marco Camagni, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), onde conversou sobre projetos da CONTAG e COPROFAM, e apoio do Fundo para iniciativas na América Latina. Outro encontro foi com Guilherme Brady, da FAO, que é secretário no Comitê Internacional da Década da Agricultura Familiar, onde trataram sobre questões da agenda da Década, em especial sobre uma parceria das organizações que Alberto representa com a Onda Rural, responsável pela Comunicação da campanha. Essa conversa foi continuada posteriormente com o diretor da Onda Rural, Mário Acunzo. 


O dirigente também se encontrou com a representante permanente do Brasil na FAO, Carla Barroso Carneiro, e com ministros e diplomatas que trabalham com ela. Com esse grupo a conversa foi sobre a relação da sociedade civil com a FAO, as prioridades do Brasil no tema da Segurança Alimentar e outras questões relacionadas à Década da Agricultura Familiar.


Alberto avalia muito bem toda a agenda da CONTAG em Roma: “Ficamos muito orgulhosos de termos nossas organizações convidadas para estar nesses espaços de articulação internacional e nos escritórios das instituições que nos receberam nas reuniões paralelas. Além do reconhecimento importante que isso atribui aos nossos trabalhos em prol da Agricultura Familiar, estas reuniões são oportunidades de fazer articulações com organizações de outros continentes, o que fortalece ainda mais nossas lutas no Brasil e na América do Sul”.


Fonte: Gabriella Avila - jornalista da COPROFAM




WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico