Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVIDÊNCIA
Contag participará de comissão técnica no fórum
WhatsApp

11 de Maio de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
previdência

A Contag vai compor a assessoria técnica da bancada dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Fórum Nacional da Previdência Social. Sete centrais sindicais e a Confederação Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) também fazem parte dessa assessoria. Esta divisão aconteceu ontem (10), na quinta reunião do fórum realizada em Brasília. A Contag esteve representada pela secretária de Políticas Sociais, Alessandra Lunas.

Na ocasião, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, criticou o encaminhamento dos trabalhos pelo governo e disse que o fórum analisa a questão previdenciária com foco distorcido, se centrando nas despesas, quando na verdade deveria se restringir à receita. Ressaltou ainda que não é possível comparar o Brasil à países europeus. Para provar suas afirmações, a CUT encomendou ao Dieese, estudo que mostra que a solução para a previdência seria incluir as pessoas que estão no trabalho informal.

Em um primeiro momento, o presidente da CUT mostrou a importância da Constituição de 88 para o sistema de previdência social do Brasil, principalmente em relação ao aumento da cobertura que pulou de 7 milhões de beneficiários para mais de 24 milhões em 20 anos. "Se não houvesse a previdência social, teríamos cinco vezes mais idosos na faixa de pobreza", explicou. Completou ainda que "as principais conseqüências da reforma proposta em 1998 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso são as quedas nas aposentadorias por tempo de contribuição. Isso faz com que hoje 65% das aposentadorias no Brasil são por idade".

Arthur Henrique mostrou que é impossível fazer comparações internacionais se não for levado em conta que o Brasil é o terceiro país do mundo em desigualdade social. "Não podemos comparar, por questões econômicas, de proteção social, e PIB per capita", disse. "Na opinião da CUT, para se construir uma aposentadoria que seja pública e universal, de qualidade, com sistema de proteção social, a saída é pela inclusão das pessoas", defendeu.

Novos cálculos - O presidente da CUT apresentou dados que mostram que se 3% das pessoas que estão empregadas e não contribuem com a previdência passassem a contribuir, teríamos incremento de aproximadamente R$ 3 bilhões na receita. "Governo, patrões, movimento sindical e toda sociedade civil devem se unir no sentido de incluir esse segmento, e com maior crescimento econômico, a previdência não só supera as dificuldades em longo prazo como também não será preciso mexer em nenhum direito do trabalhador", concluiu.

O estudo comprova também que é necessário aumento do trabalho formal, com carteira assinada. Por isso, na ocasião, ele tocou na questão da Emenda 3 e ressaltou que a derrubada do veto representaria mais trabalho informal, exatamente o contrário do que necessita a previdência. Quando questionado sobre o assunto, o ministro da Previdência, Luiz Marinho, disse que a palavra do presidente Lula é a palavra do governo. "Esta primeira etapa do fórum é de levantamento de dados e sugestões. Fazemos essa reforma pensando no futuro, e não no presente".

Fonte: Emmanuelle Nunes

Agência Contag de Notícias





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico