A Organização Internacional do Trabalho (OIT) organizou em parceria com sete centrais sindicais brasileiras, o Seminário Trabalho Decente, realizado entre os dias25 e 26 de junho, na sede da Organização Regional Interamericana do Trabalho (OIT), em São Paulo. O secretário-Geral da Contag, Davi de Souza, representou a confederação no encontro.
Estavam presentes também representantes do Dieese, da CUT, FS, NCST, CGTB, CAT, CGT e SDS. O objetivo do seminário, além de socializar as discussões que cada central sindical já faz sobre as condições de trabalho de seus associados, foicriar a Agenda do Trabalho Decente. Nela estariam delineadas ações concretas que garantam os direitos dos trabalhadores brasileiros. Essa agenda serviria de base para implementar ações concretas junto ao poder público e entidades parceiras.
"Ficou clara a necessidade de organizarmos um seminário específico, que aborde as condições de trabalho no campo. Ainda por cima agora, com essa questão do biodiesel, do etanol e do trabalho dos canavieiros em alta", informou Davi. O secretário disse ainda que os participantes discutiram a importância do movimento se articular junto ao Congresso para que seja aprovada a ratificação da Convenção 184 da OIT. "Foi uma discussão muito importante e esperamos daqui para frente ter adesão não só das centrais sindicais, mas da sociedade civil como um todo", disse Davi de Souza.
Fonte: Emmanuelle NunesAgência Contag de Notícias