Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS/AGRÁRIA
CONTAG participa do lançamento do Fórum de Lutas pela Terra
WhatsApp

06 de Maio de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais/agrária

Na busca para fortalecer a mobilização e a luta internacional de organizações representativas da agricultura familiar, camponesa e indígena, na promoção do debate político e da troca de experiências durante o ano 2021 sobre o acesso de mulheres e jovens a terra; os sem-terra e o futuro dos bens comuns naturais; a governança local da terra; a Reforma Agrária e distribuição equitativa dos direitos sobre a terra; e a regulação das transferências de direitos sobre a terra e os recursos naturais, a CONTAG e várias organizações do campo de todo o mundo participaram do lançamento do Fórum de Lutas pela Terra (FLT), nesta quinta-feira (06 de maio de 2021).

Em nome da CONTAG e da Coprofam, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Confederação, Alberto Ercílio Broch, destacou: ‘‘A luta pela terra e pela reforma agrária é extremamente importante, pois a agricultura familiar camponesa e indígena precisa de acesso aos territórios para produzir de forma sustentável alimentos saudáveis e continuar respondendo por mais de 80% dos alimentos que a nossa população consome. Esse Fórum tem um importante papel mundial de criar um plano de luta para fortalecer o diálogo com o poder público e pressionar pela permanência e criação de políticas governamentais de acesso a terra e aos recursos naturais, principalmente nesse momento de pandemia e em que estamos implementando a Década da Agricultura Familiar/ONU”, pontuou.

Para o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, o lançamento do Fórum de Lutas pela Terra é uma importante e necessária articulação na luta pela reforma agrária mundial. “O Fórum de Lutas pela Terra amplia nosso debate e articulação pela democratização da terra rumo à consolidação do desenvolvimento sustentável, redução da pobreza e da desigualdade no mundo. No Brasil, na luta pela terra, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) tem importantes conquistas históricas, mas ainda temos muitos desafios, sobretudo no atual governo federal que paralisou o processo de reforma agrária e desaparelhou os órgãos fundiários no Brasil”, disse.

Representantes de outras organizações da agricultura familiar e camponesa também compartilharam suas experiências: Aicha Kone/CGLTE - Acesso de mulheres e jovens a terra; Brahima Traore/ROPPA - Acordos locais e reconhecimento de direitos; Ekta Parishad/Ramesh Sharma - A questão dos Sem Terra; e Fanny Metrat/ ECVC-CP - Lutas locais e regulação da concentração de terra em nível internacional.

O FLT é resultado de um processo de mobilização mundial das lutas da agricultura familiar, camponesa e indígena pela Reforma Agrária, o acesso a terra e aos recursos naturais, iniciado em 2004 com o Fórum Mundial pela Reforma Agrária (FMRA) e consolidado em 2006, com a Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR).

O encerramento desse processo está previsto para dezembro de 2021, quando serão apresentadas propostas pelas organizações dos cinco continentes. FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico