No dia 12 de fevereiro o governo federal instala o Fórum Nacional de Previdência Social previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Fórum contará com a participação de sete ministérios, nove centrais sindicais e duas confederações e entidades empresariais. A Contag é uma das integrantes do Fórum que tem como objetivo discutir os problemas e procurar soluções para o regime geral da Previdência.
A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, disse que a Contag pretende pautar e buscar soluções para a questão dos assalariados e assalariadas rurais e também dos segurados especiais. ?Para nós é fundamental que se discuta a questão do recadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aposentados, uma das reivindicações do Grito da Terra Brasil de 2006?, declarou Alessandra.
O modelo do recadastramento deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2007. Para Alessandra Lunas, saber quem de fato são os trabalhadores rurais aposentados é fundamental, uma vez que a categoria é apontada como principal responsável pelos prejuízos da Previdência Social.
Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a Contag promove um encontro com os assessores jurídicos das federações para discutir a questão previdenciária no campo. Entidades parceiras, como a CUT, e instituições que trabalham com pesquisa, como Dieese e Inesc, também devem participar do encontro.Agência Contag de Notícias