Pela primeira vez, em 12 edições, o Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial é realizado fora do Brasil. Bogotá, capital da Colômbia, sedia, de 06 a 09 de novembro, este importante evento que reúne mais de 300 participantes de mais de 10 países de toda a América Latina. Entre os participantes estão representantes de Redes de Agricultores e Agricultoras Familiares, como a COPROFAM e tantas outras que existem na nossa região, universidades, especialistas em desenvolvimento rural, profissionais da área de assistência técnica, de agências multilaterais, como a FAO, o FIDA, entre outras organizações. A CONTAG também está presente.
O 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial é organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e tem como tema “Mudanças estruturais na política pública para a ruralidade da América Latina no século XXI”. Tem como objetivos continuar o debate sobre a importância das políticas públicas voltadas para os territórios, analisar os novos conceitos de territorialidade e articular as ações para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do espaço rural, entre outros objetivos.
“É importante destacar que em todas as 11 edições realizadas anteriormente no Brasil, este espaço teve um papel fundamental de ajudar a articular as organizações de todo o País, especialmente as localizadas no Nordeste, bem como criar e analisar as políticas públicas territoriais”, avaliou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário-geral da COPROFAM.
Alberto Broch fez uma saudação na abertura do Fórum representando a CONTAG e a COPROFAM e, além de participar de todos os momentos do evento, também cumpre paralelamente outras agendas no País, como reunião com o diretor-geral do IICA Manuel Otero na tarde desta terça-feira (06), com possibilidades reais de garantir para até o final deste ano a COPROFAM assinar um termo de cooperação com o IICA para parcerias no desenvolvimento das organizações filiadas.
Também estão programadas reuniões com as várias organizações que se articulam no Programa de Diálogo Regional Rural (PDRR) da América Central, e com as diversas redes também presentes em Bogotá.
De Bogotá, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, viaja para Roma, na Itália, para participar da instalação do Comitê Mundial da Década da Agricultura Familiar, onde também estarão presentes representantes da FAO, do FIDA e de algumas redes mundiais que representam a agricultura familiar campesina e indígena. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi