A CONTAG cumpre agendas importantes nos últimos dias em Roma, na Itália. Na última sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de setembro, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o secretário geral da COPROFAM, participou de importante reunião com os representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agroindústria na Itália (FLAI), responsável pela representação dos agricultores e agricultoras familiares italianos, e é filiada à central sindical TTDL. A CONTAG, a COPROFAM, a FLAI e a TTDL estão em um processo de aproximação, de conhecer as experiências e firmar parcerias. Além disso, a CONTAG recebeu um convite oficial para participar do Congresso da FLAI, que será realizado em dezembro deste ano.
Já no domingo, segunda e hoje (18), Alberto Broch participou de reunião da Mesa Coordenadora, Comitê Assessor e da sociedade civil do Comitê de Segurança Alimentar das Nações Unidas (CSA), na sede da FAO, em Roma/ Itália. O dirigente da CONTAG representou a entidade e a COPROFAM e, juntamente com o companheiro Rodoldo Greco, da Secretaria da Aliança pela Soberania Alimentar da América Latina, representou os povos do campo, floresta e águas da América Latina e Caribe e o Mecanismo da Sociedade Civil do CSA.
Esta reunião teve como objetivo preparar a grande Conferência do Comitê de Segurança Alimentar, que vai acontecer no próximo mês, em outubro, em Roma. O CSA reúne mais de 190 países, portanto, para Alberto, é uma honra a CONTAG estar em um espaço tão importante e estratégico. “Estive participando dessa importante reunião e a minha avaliação é extremamente positiva, de podermos participar de espaço tão importante quanto esse, de sentarmos à mesa com os governos, com a mesa coordenadora e poder incidir em uma pauta tão importante em defesa da agricultura familiar, do desenvolvimento sustentável e da segurança e soberania alimentar”, avalia Alberto Broch.
Além dos preparativos para a Conferência do CSA, como a própria avaliação do Comitê e a construção da Declaração, o grupo discutiu o seguimento dos trabalhadores sem-terra e o Dia Internacional da Mulher Rural – 15 de outubro.
Nessa semana, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG ainda foi recebido pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, em seu gabinete, na sede mundial da FAO, em Roma. “Nós discutimos projetos da CONTAG, da COPROFAM, renovamos um grande convite a ele para visitar a CONTAG. Graziano deu uma expectativa de que visite a CONTAG até março do próximo ano. Também conversamos sobre vários pontos importantes sobre a agricultura familiar”, explicou Alberto.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi