Acontece no Brasil, nos dias 5 e 6 de novembro, a I Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), para debater iniciativas que garantam a soberania e segurança alimentar e o desenvolvimento rural, por meio da inclusão produtiva da agricultura familiar e da articulação de políticas públicas. Esta agenda conta com a presença de representantes de ministérios de 22 países da América Latina e Caribe. A CONTAG está sendo representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas, e pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino.
Na manhã desta terça-feira (5), Alessandra representou o Mecanismo da Sociedade Civil do Conselho de Segurança Alimentar da FAO e a Secretaria Geral da FAO na segunda mesa, que tratou do tema Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural na América Latina, juntamente com o secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Muller, e com o oficial de Políticas Públicas da FAO, Adoniram Sanches Peraci.
“Fazemos um chamamento a todos os governos de cada país quanto a necessidade de que reconheçam a importância da agricultura familiar, campesina e indígena como um setor estratégico para a garantia da soberania alimentar de cada nação. Neste sentido, é fundamental que somemos forças e ações de maneira articuladas entre governos e sociedade civil, e que possamos fortalecer espaços de dialogo e construção de políticas publicas, a exemplo da Reaf - Reunião Especializada da Agricultura Familiar -, em cada um dos países e ainda em espaços de debate e formulação de políticas em âmbitos regionais, como ações de fortalecimento e definição de metas concretas frente ao Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014”, destacou Lunas.
Ainda no primeiro dia, no período da tarde, foram apresentadas as experiências de cooperação e diálogo na agricultura familiar e de desenvolvimento rural na América Latina e Caribe. Já no último dia, haverá a construção do documento final da reunião e visita de campo.
Este evento é uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e das Relações Exteriores.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi