Depois de quase um ano sem se reunir, os integrantes da Comissão Pedagógica Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (CPN) participam nesta semana, entre 15 a 17 de junho, de encontro realizado em Brasília. Entre os objetivos da reunião estão a posse da nova comissão e a discussão de temas como o papel da CPN, a distribuição de projetos, a conjuntura e orçamento do Pronera 2015, além do Pronera Quilombola, Congresso Residência Agrária, Plano de Comunicação do programa, o calendário das futuras atividades e a participação da CPN em diversas atividades da educação do campo.
A CPN é composta por movimentos sociais e sindicais do campo, além de universidades públicas e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na nova composição, a CONTAG conta com três assentos na Comissão, que tem como uma de suas principais atribuições a definição das diretrizes pedagógicas do Pronera, um programa conquistado pela luta social e sindical há 17 anos.
Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, é importante a retomada do debate do papel da CPN e também da participação da nova presidenta do Incra, Maria Lúcia Falcón, na comissão. “O empenho e o compromisso da nova presidente do Incra com a CPN nos traz a expectativa que isso traga um impulso para a implementação de ações políticas estratégicas para o campo brasileiro, principalmente no que diz respeito a articulação do Pronera com a Assistência Técnica nos assentamentos”, afirma.
José Wilson Gonçalves destaca ainda que o Pronera é a primeira ação de política pública do governo federal dentro do contexto da pedagogia da alternância e que considera o contexto e as realidades do campo, dos assentamentos. “A busca por uma aproximação com a Secadir/MEC para elaborar uma estratégia de educação para a Reforma Agrária também pode vira a ser importante para a formação educativa e técnica no campo”, diz o secretário.
Atribuições da CPN
A Comissão Pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem como responsabilidade a coordenação das atividades didático-pedagógicas do programa e a definição e proposição de indicadores de desempenho e instrumentos de avaliação e também o apoio e orientação dos colegiados executivos estaduais. A CPN tem como atribuições ainda a emissão de pareceres técnicos-pedagógico sobre projetos e avaliar e acompanharem conjunto com as superintendências regionais do Incra as ações do programa nos estados e regiões, além de articular com eles a ampliação e implementação do Pronera e outras. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto