A Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG participou na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como conselheira da 33ª Reunião Ordinária da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP) e da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).
A Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP) é o órgão de natureza consultiva do Serviço Florestal Brasileiro e foi instituída pela Lei nº 11.284/2006 e regulamentada pelo Decreto nº 5.795/2006. É composta por 24 representantes, indicados pelos titulares dos respectivos órgãos, entidades, organizações e setores representados e designados pelo(a) ministro(a) do Meio Ambiente.
Já o FNDF tem a missão de fomentar o desenvolvimento de atividades florestais sustentáveis no Brasil e promover a inovação tecnológica no setor. É um fundo público de natureza contábil criado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas Lei nº 11.284/2006 e regulamentado pelo Decreto Nº 7.167/2010. O fundo tem por finalidade avaliar e propor diretrizes – propor recursos para gestão de florestas públicas brasileiras e manifestar-se sobre o Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF).
Segundo a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, os dois espaços são estratégicos para fomentar o desenvolvimento de atividades florestais sustentáveis no Brasil.
Na oportunidade, Rosmari Malheiros reafirmou a importância de Manejo Comunitário para fomentar o manejo florestal sustentável voltado para os povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares que tiram sua subsistência das florestas brasileiras – e, portanto, são essas comunidades que cuidam e protegem o meio ambiente. FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG