Acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília, o III Seminário Nacional de Educação Infantil no Campo. A atividade tem como objetivos socializar as iniciativas de políticas públicas em curso e as propostas para a Educação Infantil no que diz respeito ao currículo, à infraestrutura e à formação de professores; apresentar e debater dados existentes relativos à educação infantil do campo; socializar o debate e mobilizar entidades que atuam na área da educação infantil do campo em suas múltiplas dimensões e encaminhar para debate as propostas do Grupo de Trabalho Interinstitucional criado para elaborar as diretrizes para a elaboração da Política Nacional de Educação Infantil do Campo.
José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, destaca que a entidade tem participado efetivamente dos debates sobre a educação infantil do campo desde 2009 e demandado a elaboração de uma política pública que seja construída com os sujeitos do campo. “Neste sentido, a realização da Pesquisa Nacional Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos residentes em Áreas Rurais foi uma iniciativa importante e que trouxe vários subsídios para a elaboração da Política Nacional de Educação Infantil do Campo. A criação do grupo interministerial sobre a educação infantil do campo também é mais um passo importante para vermos materializado o direito à educação das nossas crianças do campo.”
A Educação Infantil do Campo é um direito da criança, mas também tem impacto direto na vida das mulheres do campo, especialmente das mulheres jovens, que ao terem garantido o espaço institucional dos cuidados e da educação formal para suas crianças podem ter maior autonomia. “A partir dessa perspectiva estamos, internamente aqui na CONTAG, buscando articular nossas ações com as Secretarias de Mulheres e de Juventude. No seminário, que acontece hoje e amanhã, estamos com mais de 16 estados representados pelas Secretarias de Políticas Sociais, Mulheres e Juventude para garantir que a elaboração da Política Nacional de Educação Infantil do Campo seja a partir da participação dos sujeitos e dos princípios da Educação do Campo”, completa o dirigente. FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG