Está sendo realizado, em Planaltina/DF, de 23 a 25 de maio, o I Encontro Regional da Educação do Campo do Centro-Oeste. A atividade integra a 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA UnB 2019. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e a secretária geral, Thaisa Daiane Silva, participaram do primeiro dia do evento.
Mônica Bufon representou a entidade na mesa de abertura oficial do Encontro e da Mesa 1 – Educação do Campo na região Centro-Oeste: desafios e resistências em tempos de ataque à democracia. A dirigente destacou a importância da realização desse evento, principalmente em um momento de ataque do atual governo aos direitos e à educação básica e aos institutos e universidades federais, com contingenciamento de recursos. “Realizar um encontro como esse mostra resistência, organização e unidade. Isso é o que precisamos para enfrentar esse momento”, ressaltou.
A secretária de Jovens também falou dos impactos do fechamento das escolas do campo e reafirmou a importância da educação do campo para a sucessão rural. “As escolas do campo são fundamentais para garantir a permanência dos jovens no campo. Também precisamos valorizar os professores e profissionais da educação, que são responsáveis por levar conhecimento e humanizar a educação do País”, destacou Mônica.
A assessoria da CONTAG também participou de momentos de atividades autogestionadas e de trabalhos em grupo. Na ocasião, foi apresentada a experiência do Programa Jovem Saber, que é um processo de formação e mobilização da juventude trabalhadora rural para jovens entre 16 e 32 anos, sindicalizados ou não, com o objetivo de fortalecer a organização da juventude rural e sua participação na vida comunitária e na luta sindical.
O I Encontro Regional da Educação do Campo do Centro-Oeste também tem como objetivo debater sobre a formação de professores(as) e as escolas do campo, os desafios com o fechamento das escolas do campo; os desafios pedagógicos da educação do campo – da educação infantil ao ensino médio; gênero e questões étnico-raciais da educação do campo; a educação do campo e a agroecologia na articulação com segurança e soberania alimentar; entre outros temas.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi