O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realiza, nos dia 4 e 5 de setembro, a VI Reunião de Plenária em Recife (PE). Anualmente, o Consea realiza o encontro para discutir estratégias para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e outros assuntos relacionados à alimentação.
É a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília. O encontro acontece, excepcionalmente, na capital pernambucana para comemorar o centenário de nascimento do geógrafo brasileiro Josué de Castro (1908-1973), que era recifense.
O vice-presidente da Contag e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, participa da reunião e também da sessão solene. "Josué de Castro lutou contra a fome no Brasil e no mundo. Ele foi um grande político que se destacou nessa questão", explicou Broch.
A solenidade que ocorre nesta sexta-feira (5) - data de nascimento do geógrafo - na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estarão presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. A expectativa é receber cerca de 2 mil pessoas no evento.
Biografia - Nascido em 1908, Josué de Castro teve como principal bandeira de luta o combate à fome no mundo. Considerado um dos pioneiros no estudo das mazelas da fome, destacou-se pela publicação de inúmeras obras em várias línguas apresentando idéias revolucionárias e conceitos inovadores sobre desenvolvimento sustentável.
As obras "Geografia da Fome" (1946) e "Geopolítica da Fome" (1951) são consideradas as mais importantes, sendo traduzidas em mais de 25 idiomas. Os livros consolidaram as pesquisas do geógrafo sobre a alimentação brasileira e se tornaram referência mundial para estudiosos de Ciências Humanas. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias