A Contag participa do III Encontro sobre Educação do Campo do Eurosocial, um programa de cooperação externa da União Européia. O encontro começou segunda-feira (24), em Brasília, e vai até sexta (28). A educação multisseriada é o tema central deste encontro. Entre as atividades do evento estão previstas visitas em escolas que trabalham com classes multisseriadas em Goiás e Minas Gerais.
Representantes de 12 países da América Latina e da Europa participam do encontro. Entre esses países, o Brasil é o único que acumula experiências de movimentos sociais na elaboração de políticas públicas de educação. "Os problemas não são os mesmos em todos os países. No Brasil temos grandes desafios pelas diferentes realidades que existem no meio rural", disse o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério de Educação, Armênio Schmidt.
A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, participou da mesa temática "Classe Multisseriada". Para ela, esta é uma boa alternativa para o campo. "O problema é que faltou preparo dos professores para implementar as classes multisseriadas. A educação do campo tem de passar por revisões dos parâmetros disciplinares e melhorias em infra-estrutura."
A dirigente destacou o papel da Contag na construção de políticas de educação do campo. A Confederação enfocou a pauta como prioritária a partir de 1998. Desde então, vêm ocupando lugar de destaque no debate da educação. "A Contag também trabalha essa pauta em debates internacionais, pautamos a educação do campo em nossos encontros com a Coordenadora de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam). Esse é um debate que deve amadurecer em todos os países", defendeu Alessandra.
EUROsocial ? O EUROsocial é um projeto da União Européia que pretende, em longo prazo, contribuir para criar e fortalecer processos de coesão social na América Latina. O Eurosocial atua em políticas públicas nas áreas de administração da Justiça, educação, emprego, fiscalização e saúde.