A Contag representou o movimento sindical dos trabalhadoras e trabalhadores rurais (MSTTR) do durante o III Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, em Fortaleza (CE). A definição sobre os modelos e instrumentos para gestão social dos territórios foi o tema central que levou representantes de diversos países a se reunirem entre os dias 5 e 7 deste mês.
O objetivo foi trocar experiências e reunir propostas entre o governo e sociedade envolvida. "As pessoas devem compreender que o território não é importante para apenas si próprias e sua categoria ou comunidade, mas fator preponderante para todos os sujeitos e setores. Devemos olhar a articulação social, que envolve setor público, privado e a sociedade civil", afirma o presidente da Contag, Manoel dos Santos.
O dirigente afirma que o Brasil é um dos países mais experientes no tema territorialidade pelos avanços na organização da agricultura familiar, na articulação das políticas de territórios e nas políticas de infra-estrutura e gestão democrática com participação.
O evento foi realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável e pelos governos federal e estadual. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias